Avanços nos ambientes de inovação de Florianópolis e Assaí são apresentados na COINCITEC e inspiram projeto para Natal

13/04/2023   15h46

A Comissão de Inovação Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da FIERN vai apresentar um projeto para avançar, em Natal, a governança favorável ao empreendedorismo inovador e sensibilizar o poder público a estar ainda mais integrado com ações de fomento e infraestrutura nessa direção. A afirmação foi feita pelo presidente da COINCITEC, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, após a reunião da COINCITEC, nesta quarta-feira (13), na sede do Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae-RN).

“Essa sensibilização do gestor público é muito importante para avançarmos na inovação e para termos um ambiente no qual o empreendedorismo possa se desenvolver com tecnologia e recursos típicos das ‘cidades inteligentes’”, destacou Djalma Barbosa. “Esse é o trabalho que precisamos fazer agora para chegar ao nível destas duas cidades que têm esse DNA inovador”, acrescentou, ao se referir a Florianópolis e Assaí.

As experiências dessas duas cidades que asseguram ecossistemas favoráveis a projetos inovadores e ao empreendedorismo foram detalhadas na reunião de quarta da COINCITEC. Durante o encontro, na sede do Serviço de Apoio de Pequenas e Medias Empresas do Rio Grande do Norte, o gerente do Sebrae de Santa Catarina, Marcos Rocha, detalhou o “impacto da inovação na Economia de Florianópolis”, uma capital de 508 mil habitantes.

Coube ao secretário de Ciência e Tecnologia de Assaí (PR), Igor Oliveira, explicar os caminhos pelos quais a cidade, que tem 17 mil habitantes, na qual é gestor, trilhou para estar entre as 21 mais inteligentes do mundo, de acordo com avaliação da ‘Imintelligent Community Forum’, rede global, localizada em Nova York, que promove pesquisas sobre administrações locais.

Marcos Rocha apontou que articulação de um ecossistema inovador envolve a formação de talentos, estrutura para empresas incubadoras, qualidade de vida que atraia talentos e investidores, além de incentivos para startups e empresas consolidadas. Ele citou também que, em Florianópolis, entre 2018 e 2023, o Centro de Inovação promoveu 913 eventos e assegurou 1.637 atendimentos em escritórios da rede de apoio.

Igor Oliveira citou as governanças colaborativas, com projetos associativos, e multinível, além do governo digital. Esses aspectos, disse o secretário de Assaí, são essenciais para envolver empresários e cidadãos na ideia de “transformar o município em uma cidade inovadora”.

“Esse conhecimento de boas práticas de locais que colhem frutos é proveitoso para se possa aprender, mas também é necessário contextualizar, aplicar e avançar. O debate na COINCITEC mostra que muito foi feito no ambiente de inovação no Rio Grande do Norte e agora é possível buscar inspiração para evoluir ainda mais”, afirmou Marcos Rocha.

Para Djalma Barbosa, as discussões da reunião da quarta-feira reforçaram uma série de desafios, após dois anos de atividades e conquistas da COINCITEC. Ao mesmo tempo, as apresentações feitas, afirmou, inspiram e destacam referências para novos projetos. “Então, os componentes da Comissão têm esse papel fundamental de elaborar esses grandes projetos para cidades no Estado e essas experiências vivenciadas em Florianópolis e Assaí podem ajudar nesse sentido. O mais importante é a sensibilização do gestor público. Esse é o trabalho que precisamos fazer para chegar no nível destas duas cidades que tem esse DNA inovador”, concluiu.

O diretor técnico do SEBRAE-RN, João Hélio Cavalcanti, também participou da reunião, além do diretor da FIERN Alberto Serejo; do diretor do SINDIPAN, Evandro Felipe Galdino; e representantes das Secretarias estaduais de Planejamento, de Desenvolvimento Econômico, Funpec, Ufersa, Uern, IFRN, SENAI, RN Júnior, BNB e Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo.