Biblioteca da SESI Escola de São Gonçalo recebe doação do acervo da jornalista Dodora Guedes

26/04/2023   12h35

Os alunos e professores da SESI Escola de São Gonçalo do Amarante passaram a contar com um acervo mais amplo e diversificado para consultas e empréstimos, na Biblioteca Álvaro Coutinho da Motta, que recebeu a doação do acervo pessoal da jornalista Maria Auxiliadora Olímpio Guedes Hackradt, conhecida por Dodora Guedes. O acervo doado soma mais de 700 títulos, entre os quais 300 livros e 400 unidades de multimídias.

 

 

 

Coube ao jornalista Sávio Ximenes Hackradt entregar o acervo à bibliotecária Jéssica Martins e à analista de Educação Francineide Dias, que representaram a Biblioteca da SESI Escola.

 

 

Dodora Guedes faleceu em dezembro de 2020 e era casada com Sávio Hackradt. Jornalista, ela atuou como repórter no Jornal do Brasil, para o qual cobriu a Assembleia Nacional Constituinte. Também atuou em diversas campanhas eleitorais pelo país. Na FIERN, foi gerente do Solar Bela Vista, dirigiu o setor de Eventos e, por último, a gerência de Comunicação da Federação, de 2018 a 2020.

 

 

A escolha da Biblioteca da Escola do SESI para a doação, explica Sávio Hackradt, se deu pela dedicação, trabalho e interesse de Dodora na gestão de atividades culturais do Sistema Indústria. Ele afirma que a atenção com a cultura e a educação marcou a atuação da jornalista na FIERN e, por isso, ao decidir doar os livros que integraram o acervo pessoal dela, uma das escolhidas foi a Biblioteca Álvaro Coutinho da Motta.

 

Entre os livros doados estão obras de literatura brasileira e potiguar, história, política, sociologia, artes e biografias. Nas multimídias, constam material gravado com músicas brasileiras e estrangeiras, séries e filmes.

 

A gerente de Educação do SESI-RN, Ana Karenine da Luz Medina, destacou que a doação contribui para as atividades da escola no desenvolvimento do hábito de leitura, o que é importante na formação de cidadãos mais críticos e conscientes.

 

O acervo doado passou pelo processo de seleção, que visa verificar as necessidades, atendimento e perfil dos usuários.

 

A equipe Biblioteca da SESI Escola São Gonçalo do Amarante agradeceu a doação e se comprometeu a cuidar dos livros da melhor forma possível, disponibilizando para a consulta e empréstimo aos alunos e professores da SESI Escola.

A seguir, a lista de exemplares que foram selecionados para incorporar o acervo da Biblioteca Álvaro Coutinho da Motta.