Brasil Indústria: educação e inovação são o foco para o sucesso

5/07/2021   09h54

 

A indústria não para e, nesta semana, os esforços foram em educação, qualidade de vida e desenvolvimento profissional. O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência CNI de Notícias, traz toda sexta-feira os principais destaques do que aconteceu na indústria dos estados. Vem conferir!

 

Educação é a chave da virada do país

 

No Amazonas, a FIEMA e o Serviço Social da Indústria (SESI-AM) oferecem capacitações presenciais, semipresenciais, web conferência ou 100% online para empresas e trabalhadores para prevenção contra acidentes e doenças advindas do trabalho. Para mais informações sobre os serviços e agendamento, entre no site da FIEMA.

 

Estudantes universitários dos cursos de Direito, Ciências Contábeis, Administração, Economia, Engenharias e Ciência da Computação podem se candidatar às vagas de estágio para o escritório da Hydro, no Pará, até 8 de julho. Em 2019, a Hydro teve o seu programa de estágio, o Talento Infinito, reconhecido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PA) como o segundo melhor programa de estágio do país desenvolvido por empresa de grande porte. Outras informações estão disponíveis aqui.

 

A FIETO investe em educação profissional. Estudantes interessados em cursar o ensino médio gratuitamente têm 32 vagas disponíveis que serão preenchidas mediante processo seletivo a partir de segunda-feira (5), os critérios e forma de participação está disponível no site. Além disso, o SESI-TO abre 66 vagas gratuitas em nova turma da EJA em Palmas, os interessados em se inscrever devem entrar em contato pelo número (63) 3229-5616. Conheça todas as oportunidades no site da FIETO.

 

Brasil Indústria: educação e inovação são o foco para o sucesso

A indústria faz a diferença e protege a vida!

 

No Paraná, a FIEP para intensificar a arrecadação de itens que ajudem a minimizar os impactos sociais da pandemia, por meio da campanha Essencial é Viver, realizou a coleta de doações pelo sistema de drive-thru. Foram recebidos itens como alimentos, agasalhos, cobertores, livros, computadores e tablets novos ou usados. A matéria completa está no site da FIEP.

 

SENAI-CE realiza o mutirão de cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 na plataforma Saúde Digital. A ação é uma realização do Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Centro de Apoio Operacional da Saúde – Caosaúde e outras entidades. Mais informações, estão no site da FIEC.

 

No Distrito Federal, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (SENAI-DF) doou para a rede pública de saúde do DF dez capacetes Elmo. A entrega ocorreu nesta quinta-feira, 1º de julho, e foi entregue ao secretário de Saúde, Osnei Okumoto. Mais detalhes, no site da FIBRA.

 

O equipamento de suporte ventilatório não invasivo é feito de silicone e PVC

Histórias de sucesso pelas federações

 

O aluno José Alfredo, 17 anos, do SESI-RN foi aprovado em três universidades diferentes no último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O resultado mais recente que ele recebeu foi a aprovação em Engenharia Aeroespacial na Universidade de Brasília (UnB). Para conferir mais sobre o percurso do estudante, acesse o link!

 


“Para mim particularmente, foi “tranquilo”. O ENEM, por mais que seja uma prova muito difícil e que requer muito estudo e disciplina, se tornou fácil devido a ajuda que tive dos professores no SESI, sempre com as aulas direcionadas para a prova, para deixar os alunos preparados para o que quer que tenha”, conta o aluno, agora universitário.


 

Ainda no estado, outra história de vitória é a da aluna do SESI-RN, Nathália Tintim, 13 anos, que foi vencedora do Concurso de Desenho da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A obra ficou entre as sete melhores do país e será oficialmente utilizada como logomarca durante o evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A aluna conta todos os detalhes dessa jornada no site da FIERN.

 

Em Santa Catarina, a parceria entre o SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Laser, o Sebrae e a empresa Technolife resultou em um novo produto no mercado: WashVeneer. O produto é uma lavadora de facetas odontológicas, utilizado antes do procedimento de colagem das facetas nos dentes do paciente. Para conhecer mais sobre o equipamento, acesse o site da FIESC.

 

WashVeneer, produto desenvolvido é uma lavadora de facetas odontológicas

Inovação, cursos, emprego e muito mais!

 

SENAI-PI promoveu um encontro com empresários do segmento da construção civil para a apresentação do Programa Emprega Mais. Serão mais 740 vagas em 28 cursos gratuitos, sendo realizados de maneira presencial e semipresencial. Confira como participar pelo site da FIEPI.

 

Em Minas Gerais, a unidade móvel Road Show Huawei Solar, projeto da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a Huawei e com apoio de outras empresas do mercado de energia solar, levará curso gratuito sobre instalação de sistemas fotovoltaicos aos principais estados do Brasil. Além disso, a unidade móvel vai oferecer o curso Fundamentos e Dimensionamento do Sistema Fotovoltaico. A capacitação será realizada no SENAI Horto, de 5 a 8 de julho, e as inscrições são gratuitas mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Mais detalhes, no site da FIEMG.

 

O curso, com 4 horas de duração, será realizado na capital mineira irá beneficiar 80 pessoas

 

No Ceará, O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) prorrogou o prazo de inscrições para o programa Pré-Acelera. Os empreendedores têm agora até o dia 9 de julho para submeter seus projetos à chamada pública que irá selecionar 12 iniciativas ou startups em fase de validação ou em fases mais avançadas. O programa vai ofertar aos selecionados capacitações, mentorias com especialistas e suporte para o desenvolvimento ou aperfeiçoamento do produto mínimo viável, com subsídio de até R$ 30 mil. Mais detalhes, na página da FIEC.

 

Por último, a FIRJAN SENAI promove Maratona de Lives sobre mercado de trabalho. Entre 5 a 9 julho, acontece a Maratona de Lives da Firjan SENAI, que irá abordar 16 temas distribuídos em apresentações dos cursos, miniaulas e comentários. Serão mais de 20 participações e, para saber mais, acesse o site da FIRJAN.