Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Turismo Brasil-Argentina retoma atividades presenciais

28/07/2021   16h45

Reunião da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura do Brasil-Argentina planeja atividades de fomento econômico no RN

Foi realizada, nesta quarta-feira, 28, no salão de eventos da Fecomércio, a segunda reunião da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Turismo Brasil-Argentina do Estado do Rio Grande do Norte (CBA/RN), que retoma os trabalhos presenciais depois de sua criação, quando foi eleita e empossada a primeira diretoria da comissão para o biênio 2020-2022, sob a presidência de Geraldo Paiva. A FIERN integra mesa diretora com os empresários Gabriel Calzavara e Ricardo Valença Gomes; e o responsável técnico do Centro Internacional de Negócios, Luiz Henrique Guedes.

“A Federação das Indústrias tem um canal excelente que é o Mais RN, tenho certeza que o presidente Amaro poderá disponibilizar para contribuir com a CBA. Nós e a Argentina temos coisas em comum que podemos trabalhar. Temos uma gama de negócios que podem ser realizados. Mas tudo tem que estar organizado. Com fluxos bem estabelecidos”, afirma Gabriel Calzavara, que representou o presidente da FIERN. Calzavara sugeriu a criação de um grupo de trabalho para planejamento, para se estruturar a execução de ações, incluindo empresas de diferentes segmentos, para discutir com a Argentina as possibilidades de negócios.

Federação das Indústrias do RN tem ferramentas para subsidiar o trabalho da Câmara com boas informações

Durante a reunião o cônsul Alejandro Funes Lastra disse que o Brasil é o principal parceiro comercial daquele país. “A região Nordeste tem muito potencial e precisa estar inserida nos negócios. Há produtos aqui que tem mercado na Argentina e nós trabalhamos as facilidades que o setor privado precisa para fazer negócios”. Para o presidente da Fecomércio RN, a Câmara é um meio de conhecer o mercado argentino, fazer parcerias com apoio do consulado e da embaixada. “Nos colocamos à disposição para juntos com as federações reunir empresas em busca de melhores produtos e melhores condições”, afirma.

Com o objetivo de ser um canal direto entre o setor produtivo do RN e a Argentina, a Câmara foi instituída em março de 2020. A instalação aconteceu no Centro de Eventos do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa. A iniciativa, liderada pelos presidentes da FIERN, Amaro Sales de Araújo; Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz; Faern, José Vieira e pelo cônsul geral da Argentina no Nordeste, Alejandro Funes Lastra, é um canal para fomentar e desenvolver o intercâmbio de processos comerciais, industriais, do agronegócio, do turismo e de serviços através do fortalecimento das relações econômicas, sociais, educacionais e culturais entre a Argentina e o Rio Grande do Norte.

Por Jô Lopes