Caminhos do RN: Styvenson defende transparência e acessibilidade na administração pública

26/08/2022   15h36

Candidato ao Governo do Estado, o senador Styvenson Valentim, afirmou que a burocratização no serviço público é um dos principais problemas enfrentados pelo setor produtivo no Rio Grande do Norte. “Nossa legislação está velha, atrasada e é difícil de lidar. Há uma grande dificuldade em se conseguir um simples documento”, disse.

Durante o Fórum Caminhos do RN, promovido pela FIERN, nesta sexta-feira (26), na Casa da Indústria, com a participação de candidatos ao governo estadual com representação no Congresso Nacional, ele citou a importância de se ter transparência e acessibilidade dentro da administração pública. “É fazer compliance no serviço público. Tenta obter alguma informação de forma ágil no portal da transparência”, disse.

Na ocasião, ele recebeu a Agenda Caminhos do RN, entregue pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales. Valentim se mostrou defensor da racionalização do Estado e da otimização dos gastos públicos e mostrou um gráfico em que 72% dos recursos é destinado ao pagamento de pessoal e encargos. “Racionalizar é dar prioridade para secretarias e pastas que precisam ser atuantes”, comentou.

Ele defendeu a redução de secretarias no Governo para “tornar a gestão mais prática e eficaz”, além de citar uma legislação atualizada e fácil. “Tem que se criar metas e profissionalizar a administração pública”, disse.

Ainda em sua fala, o candidato revelou o interesse em criar uma secretaria dentro da estrutura governamental voltada especificamente para rediscutir os contratos. E mostrou interesse em contato mais próximo com as pequenas empresas que, segundo ele, geram mais serviços e empregos.

Styvenson aproveitou para parabenizar a FIERN pela realização do Caminhos do RN. “É uma oportunidade de falar do estado”, concluiu. E também ao presidente Amaro Sales pelo projeto do Buggy elétrico, lançado ontem (25) pelo SENAI-RN e governo da Alemanha. “É tecnologia, inovação e soluções inteligentes. Infelizmente, parece que as pessoas não acreditam na tecnologia”, disse.

Durante o evento na Casa da Indústria, Styvenson mostrou um vídeo com o ex-deputado federal e ex-secretário de Fazenda do Paraná, Luiz Carlos Hauly, no qual ele fala em apoiar o projeto econômico do Rio Grande do Norte citando o “plano industrial e desenvolvimentista” do candidato ao governo do RN.

Com relação ao estado de energias no Rio Grande do Norte, Styvenson falou da necessidade de uma “grande reforma legislativa e tributária”. Ele argumentou que tem que ter retorno para o Estado com a revisão dos tributos arrecadados. “Não sou contra o empresário. Ele é quem gera emprego”, justificou.

Quanto à infraestrutura das rodovias estaduais, Styvenson afirmou que investir em malha viária é imprescindível alertando para os perigos da má conservação das estradas não só para o transporte de produtos.

Agenda Caminhos do RN
A Agenda Caminhos do RN lista dez tópicos essenciais para a retomada do processo de industrialização do estado, para melhorar a atração de investimentos externos e, indiretamente, contribuir para a saúde fiscal com o aumento de arrecadação e geração de empregos. Em cada um dos pontos é apresentado um diagnóstico do cenário atual, bem como as demandas e prazos de políticas públicas para alavancar avanços, além dos agentes públicos que precisam estar envolvidos em cada tema.

Entre as propostas presentes no documento está a criação da Política Industrial, por meio de Lei Estadual que proporcione segurança jurídica e uma rota de desenvolvimento para a indústria potiguar, tendo em vista que o desenvolvimento industrial do RN passa por um esforço conjunto e coordenado dos atores públicos e privados e está associado à melhoria contínua das vantagens competitivas do estado; à atração de novos investimentos; e ao desenvolvimento da formação e capacitação empresarial, gerencial e profissional de uma cultura empreendedora em todos seus segmentos.