Campanha do Dia Mundial do Pão é lançada na Casa da Indústria

6/10/2021   18h10

Alimento presente na mesa do brasileiro, o pão é celebrado em nível internacional no dia 16 de outubro – Dia Mundial do Pão. E para marcar a data, foi lançado nesta quarta-feira (6), a campanha Mês do Pão RN, que acontecerá durante todo outubro. O evento, realizado pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIPAN/RN) e Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Mossoró e Região Oeste e Salineira (SINDIPAM), com o apoio da FIERN, reuniu dirigentes e empresários do setor na Casa da Indústria.

Os desafios e transformação que o setor atravessa, sobretudo nesse período de pandemia e retomada economia, foram destacados pelo presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, que enalteceu o potencial de adaptação dos empresários.

“Com a pandemia, desde o início, o Sistema FIERN buscou condições para a apoiar o setor industrial e viabilizar a retomada da economia, junto aos empresários e governos. Precisamos mudar o modelo, nos adaptar para garantir a sobrevivência dos negócios. E o setor de panificação também se adequou, buscou melhorar processos, atividades, para oferecer o melhor produto e o melhor serviço”, lembrou.

No Rio Grande do Norte, segundo dados do MAIS RN, o setor de panificação reúne 873 indústrias espalhadas em todos os municípios do estado e empregam mais de 3,5 mil trabalhadores.

Amaro Sales também ressaltou a importância do setor para a economia. “O setor de panificação é forte e presente em todo mundo, movimentando desde micro e pequenas a grandes empresas, porque pão é sustentabilidade”, afirmou o presidente da FIERN, que reiterou que os serviços ofertados pelo Sistema Indústria – FIERN, SESI, SENAI e IEL – estão à disposição.

A indústria de panificação, segundo o presidente do SINDIPAN/RN, Ivanaldo Maia, precisou passar por adequações e um reposicionamento no mercado para atuar de forma mais integrada, com a crise. Neste contexto, ele destacou a criação da Rede Pão RN para o fortalecimento do setor e do associativismo.

“Só com a união do setor aliada a estratégias de mercado e comunicação e a qualidade do pão será possível superar a crise”, disse.

A Rede Pão RN, criada com o apoio do Espaço Empresarial da FIERN, busca a implantação de uma central de compras para aumentar a competitividade das empresas participantes, com redução de custos e facilidade na aquisição de matéria-prima, insumos e serviços pelos associados.

Cesário Melo, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Mossoró e Região Oeste e Salineira (SINDIPAM), também participou da abertura do evento. Em Mossoró, o lançamento da campanha acontece na próxima sexta-feira (8), no SENAI Ítalo Bologna.

(esq. para dir.) Ivanaldo Maia (SINDIPAN/RN), Amaro Sales (Sistema FIERN) e Cesário Melo (SINDIPAM)

Emprega Mais

Durante o evento, realizado no auditório da Casa da indústria, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre o SENAI-RN e a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtas) para o programa Emprega Mais. A iniciativa irá levar cursos de qualificação profissional em panificação para pessoas de baixa renda, residentes na capital, e assistidas pela Secretaria.

“Esta é uma parceria importante que permitirá levarmos capacitação profissional para pessoas que serão encaminhadas ao mercado de trabalho contribuindo, desta forma, para o fortalecimento da indústria de panificação”, destacou o diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista.

“Em um momento de dificuldades firmar parcerias como essa com a FIERN para cursos de panificação, por meio do SENAI-RN, irá beneficiar jovens e suas famílias que poderão receber qualificação e serem inseridos neste mercado de panificação”, disse o secretário Adjuto Dias, da Semtas.

O Mês do Pão RN prevê uma série de ações, incluindo uma iniciativa de apoio a entidades filantrópicas. A programação foi apresentada durante o evento, que contou ainda com palestra do consultor do IEL/RN, Bruno Félix, e degustação de produtos.