Campanha Sistema FIERN Solidário permite continuidade de ações de entidades beneficentes

13/07/2020   15h50

A Campanha Sistema FIERN Solidário – uma das iniciativas da Federação das Indústrias para contribuir com o enfrentamento da pandemia no Estado — arrecadou ao longo de aproximadamente três meses R$ 39 mil em doações na “conta solidária” que foi aberta especificamente para esta iniciativa. Os recursos foram destinados a sete entidades que fazem trabalho beneficente no Rio Grande do Norte, com assistência social junto à população carente ou grupos vulneráveis: Fundação Eurico Bergsten, Fraternidade de Aliança Toca de Assis, Casa Espírita Bom Samaritano, Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, Instituto Amantino Câmara e Patronato da Medalha Milagrosa.

A campanha foi lançada no dia 8 de março, quando foram divulgados seus objetivos, as instituições que seriam beneficiadas, como poderiam ser feitas as doações e a conta bancária que estaria disponível para o recebimento dos valores. “Vamos dar as mãos para fazer o bem a quem mais precisa”, destacou o presidente da FIERN, Amaro Sales, na ocasião.

Desde então, na medida em que os recursos são arrecadados, foram repassados os valores para as instituições que, com isso, conseguiram manter suas atividades de assistência social, mesmo com as dificuldades adicionais no período de pandemia.

Os dirigentes das instituições beneficiadas pela campanha Sistema FIERN Solidário fazem uma avaliação positiva dos resultados obtidos e pelas doações recebidas para atender setores sociais vulneráveis. “A campanha surgiu no momento e oportuno, porque havia e há todo um contexto de dificuldade, que ficaram ainda maiores nestes meses, por isso, reconhecemos e parabenizamos a Federação das Indústrias pela iniciativa”, afirmou o pastor Samuel Renovato de Lima, diretor executivo da Fundação Eurico Bergsten.

Ele afirma que as doações recebidas com a campanha foram importantes para famílias que precisam da manutenção da assistência neste período. A Fundação Eurico Bergsten tem uma atuação em Natal e no interior. “Essa contribuição é relevante para levarmos um alento aos mais desvalidos e nos sentimos agradecidos por essa iniciativa que nos atendeu adequadamente”, acrescentou. Com o apoio das doações, a Fundação ajudou famílias em municípios como Natal, São Miguel, Currais Novos e Várzea.

“A campanha foi fundamental para a Fraternidade Toca de Assis, em Natal, que estava passando por sérios problemas para prosseguir com os atendimentos neste momento tão grave”, disse Iris Marroque, coordenadora da entidade beneficente. Ela explica que, com as doações recebidas pela campanha Sistema FIERN Solidário, foi possível manter o fornecimento das refeições diariamente, ao meio-dia e à noite.

Além disso, as contribuições ajudaram a complementar, com proteínas as cestas básicas que a Toca de Assis fornece a famílias que precisam de assistência no bairro de Morro Branco. Iris Marroque comenta que o foco da entidade são pessoas em situação de rua, mas neste período da pandemia, muitas famílias, que não estavam nesta condição, perderam ou tiveram uma diminuição de renda, e procuram a instituição em busca de ajuda. “Então, a contribuição tem uma importância enorme”, reconhece.

“Nossa avaliação é de que a campanha foi extremamente valiosa, porque deu essa oportunidade para que as pessoas contribuíssem com entidades e intuições que ajudam e beneficiam quem está em situação de acentuada carência. Por isso, foi uma iniciativa muito valiosa, principalmente neste período. Isso foi muito importante para essas instituições, uma delas da qual faço parte”, disse Maxymme Mendes de Melo, presidente da Casa Espírita Bom Samaritano, que atende toda semana famílias da comunidade Paço da Pátria e algumas em situação de rua.

Ele informa que os recursos recebidos, inclusive os financeiros, foram destinados à aquisição de produtos de higiene, limpeza, alimentos não perecíveis para preparar as refeições, distribuídas a essas pessoas beneficiadas. Uma parte dos recursos também foi revertido para a colaboração com a reabertura do Albergue Noturno de Natal, que pertence a outra instituição, mas com a qual a Casa Espírita Bom Samaritano colabora.

Live Waldonys e o Quinteto da SESI Big Band arrecada dinheiro e donativos

A live Waldony e SESI Big Band foi realizada durante a programação da Semana da Indústria no RN

Em live realizada durante a Semana da Indústria por Waldonys e o Quinteto da SESI Big Band vários donativos foram arrecadados além do valor de R$ 9.177,50 de doações em dinheiro feitas pelas empresas Riachuelo, Ecocil, Viperto, SF Construções, além do Sicramirn e doações pelo aplicativo.

Ao longo da live, foram recebidos álcool em gel, alimentos, e depósitos bancários, que foram entregues a entidades filantrópicas. Foram 1 mil kg de produtos da empresa 3 corações, 1200 unidades de álcool gel, 500 kg de peixes, 500 litros de leite e produtos lácteos e 60 cestas básicas.

A campanha foi criada como forma de ajudar a reduzir os efeitos da crise causada pelo coronavírus em alguns setores sociais e arrecadar recursos financeiros que também são repassados às instituições.

A live cotou ainda com 1.900 pessoas assistindo simultaneamente, no momento de pico de audiência, e 16 mil visualizações durante 2 horas e 10 minutos de transmissão, no dia 27 de maio, durante a programação da Semana da Indústria no Rio Grande do Norte.

Por Aldemar Freire e Jô Lopes – jornalistas FIERN