Candidatos ao Senado pelo estado vão receber edição atualizada do MAIS RN

30/08/2018   14h46

 

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, entregará na quarta-feira (5 de setembro), às 8 horas, na Casa da Indústria, a edição atualizada do MAIS RN aos quinze candidatos a senador nas eleições deste ano no Rio Grande do Norte. Essa versão atualizada detalha um plano estratégico para o desenvolvimento do Estado, com uma “Agenda Potiguar 2019/2022”, na qual há definições de metas e ações que abrangem áreas desde a prestação de serviços essenciais (segurança, educação, saúde, transporte e recursos hídricos), equilíbrio fiscal, retomada da capacidade de investimentos melhoria do ambiente de negócios.

 

Foram convidados para a entrega do MAIS RN os quinze candidatos ao Senado: Alexandre Motta (PT), Ana Celia (PSTU), Antônio Jácome (Podemos), Capitão Styvenson (Rede), Joanilson de Paula Rêgo (Democracia Cristã), Garibaldi Alves Filho (MDB), Geraldo Melo (PSDB), João Maria Napoleão (Rede), João Morais (PSTU), Jurandir Marinho (PRTB), Lailson de Almeida (PSOL), Levi Costa (PRTB), Magnólia Figueiredo (Solidariedade), Telma Gurgel (PSOL) e Zenaide Maia (PHS).

 

O plano estratégico de desenvolvimento do RN foi entregue aos oito candidatos a governador, entre os dias 20 e 22 de agosto, no Fórum FIERN Caminhos do RN. Agora, será a vez da entrega aos candidatos às duas vagas no Senado em disputa, no Estado, nestas eleições.

 

A edição atualizada do MAIS RN também foi entregue, na ocasião do lançamento oficial, durante reunião da diretoria do Sistema FIERN, a dirigentes e gestores de entidades dos setores produtivos e autoridades dos três Poderes.

 

Trata-se do mais completo estudo já realizado pela iniciativa privada sobre a situação e potencialidades do Rio Grande do Norte. Ao todo, com a “Agenda Potiguar” para 2019-2022, traz 44 metas e 180 ações concretas, em atração e retenção de investimentos, melhoria da gestão e gasto público, governança solidária, produtividade e inovação, e protagonismo regional e nacional.

 

A nova versão do MAIS RN também reúne estudos técnicos e científicos, que detalham a situação do Estado, numa perspectiva comparada, com diagnóstico das debilidades e vulnerabilidades estruturais do estado, e aponta soluções que já foram viabilizadas e executadas no País.

 

No lançamento, o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou a preocupação da FIERN e classe empresarial em oferecer, “às vésperas de uma eleição majoritária”, um programa completo para a recuperação fiscal e da economia do estado. “Estamos reunidos em torno da palavra estratégica que é planejamento. Esperamos que essa atualização possa dar uma visão de futuro para um Estado mais forte, sobretudo no tocante a eficiência da gestão e do gasto público, a retomada do investimento em infraestrutura pública e o Pacto dos Poderes”, disse ele.

 

O documento alerta para a trajetória de declínio de desenvolvimento econômico do Estado com projeção, caso se mantenha a tendência dos últimos dez anos, o Rio Grande do Norte o RN cairá da 14ª para a 23ª posição entre os estados brasileiros, em 2022 – um dos menos atrativos do Nordeste e do Brasil.