CET Ítalo Bologna faz alinhamento das ações do Programa Indústria+Eficiente

7/08/2018   15h35

O SENAI/CET Ítalo Bologna participou, no período de 31 de julho, a 2 de agosto, de uma reunião de alinhamento técnico e orientações referente à execução das ações do Programa Indústria+Eficiente, realizada no SENAI/DN, em Brasília/DF.

Representaram o Centro o assessor técnico do Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo e Gás e Consultor Líder do Programa Indústria+Eficiente, Fábio Fernandes do Nascimento; participou juntamente com o assessor técnico da Diretoria de Operações do SENAI-DR/RN, Benilton Medeiros Nunes.

A reunião foi um passo importante para o fortalecimento da metodologia desenvolvida pelo Departamento Nacional que prevê uma abordagem sistemática, aplicada para o aumento da eficiência energética de sistemas produtivos, por meio da análise e melhorias no consumo de energia de recursos de produção, utilizando como base as premissas da ISO 50.001.

Marcou também o lançamento do programa de parceria firmado entre o SENAI/DN e a ELETROBRAS, por meio do PROCEL, para o desenvolvimento da referida metodologia em empresas industriais.

SETOR NO RN

No Rio Grande do Norte o setor alvo é o de Cerâmica Vermelha, que poderá contar com o apoio técnico do SENAI por 144h, com a finalidade de diminuir o consumo dos principais consumidores de energia em suas instalações, as chamadas cargas alvo, em pelo menos 10%, tornando as empresas mais eficientes, competitivas e sustentavelmente adequadas.

O número de empresas, a serem atendidas nesta primeira fase, ficará limitado a cinco, sendo atendidas aquelas que buscarem primeiro e que atendam aos requisitos do programa (ter entre 11 e 200 empregados e apresentar potencial de ganho mínimo de 10%, no diagnóstico inicial).