CIN-FIERN divulga dados das exportações do RN em maio e acumulado 2021

11/06/2021   11h10

Foto: Portos e Navios

 

As Exportações de maio ficaram 28,9% menores que as de abril deste ano e 392,6% maiores que as de maio do ano passado. A ocorrência de vultuosos embarques de fuel oil ou óleo combustível no mês de abril, repetida em menor volume em maio, embora em valor também substancial e a baixíssima base de comparação de maio de 2020 explicam essas grandes variações percentuais. Tecidos de algodão, peixes, desperdícios e resíduos de cobre e mamão completam a lista dos cinco produtos com maiores valores exportados em maio respectivamente.

 

No acumulado do ano as exportações estão 46,5% maiores que as do mesmo período de 2020. Embora o fuel oil seja o maior gerador do impacto nesse crescimento, tão importante é observar o crescimento considerável de produtos regulares e relevantes da nossa pauta, como tecidos de algodão com 66,5% de crescimento, peixes com 91,8%, produtos animais impróprios para alimentação humana com 33% e melões com 9,1% de crescimento. As exportações de peixes, muito prejudicadas pela pandemia no ano passado, já estão acima dos níveis de 2019 (US$ 8.5 milhões) para o mesmo período.

 

Na balança comercial as importações cresceram 96,8% e a corrente de comércio cresceu 65,3% em relação ao mesmo período de 2020. Equipamentos de geração eólica, trigo, estruturas de ferro ou aço, coque de petróleo e polímeros foram os produtos com maiores valores importados, incorporando bens de capital e insumos importantes para nossa economia.

 

 

 

Os dados são do Centro Internacional de Negócios da FIERN – CIN-FIERN

 

Postagem:  JoLopes - Unicom FIERN