CNI abre inscrições para imersão virtual de inovação nos EUA

27/07/2021   16h55

Evento é destinado a empresários, executivos, acadêmicos e representantes do governo com palestras e troca de experiências em tempo real com especialistas do país americano. Número de vagas é limitado.

 

Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizará a 23° edição do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação. A iniciativa é da  Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e faz parte da agenda de Inserção Global via Inovação. Desta vez, a imersão acontece de forma virtual nos Estados Unidos e ocorrerá entre os dias 25 e 27 de agosto, entre 9h e 12h30 (horário de Brasília).

 

A programação terá palestras de especialistas de empresas e universidades de ponta, com possibilidade de troca de informações direta e de marcação de conversas individuais online com anfitriões e demais participantes por meio de ferramenta exclusiva de matchmaking.

 

 

O grupo conhecerá o que há de mais disruptivo na agenda de tecnologia do país. Participam empresas como a Qualcomm, referência mundial em tecnologia 5G, além de instituições e universidades de destaque internacional como o Council of Competitiveness (CoC) e a George Washington University (GWU).

 

“Esse é um momento muito oportuno para realização desta edição do programa, sendo a segunda feita de forma virtual. Isso porque estamos em processo de abertura de um novo escritório da CNI nos EUA, fruto da parceria firmada com o SOSA para inserção das empresas brasileiras em cadeias globais de inovação”, ressalta a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio.

 

A diretora da CNI destaca ainda a atualidade dos temas que serão abordados durante a imersão como energia, internet das coisas, tecnologia 5G, mobilidade, entre outros.

 

Os Estados Unidos figuram entre os três países mais inovadores do mundo em todos os principais rankings internacionais sobre o tema. Sendo o berço de empresas de referência com a Boeing, a John Deer e a General Electric, entre outras.

 

O ecossistema do país se caracteriza pelo forte investimento público em pesquisa básica e aplicada, combinada com uma atuação agressiva do setor privado na transformação dos ativos gerados em produtos e serviços de grande valor econômico.

 

O número de vagas é limitado e o programa será todo em inglês, sem tradução simultânea. Os interessados devem se inscrever na página da imersão. O “Programa de Imersões” tem como objetivo promover a interação entre empresários, executivos, acadêmicos e representantes do governo brasileiro com atores estratégicos do ecossistema de inovação norte-americano.

 

A dinâmica da imersão será similar à de um programa de TV. A apresentação será realizada pela equipe da Diretoria de Inovação da CNI, que conduzirá a imersão.

 

 

Balanço das imersões presenciais

 

Desde 2016, quando o Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação da CNI foi criado, a CNI organizou 21 imersões a oito países, além de visitas a diferentes estados brasileiros. Os países visitados foram Alemanha, China, Estados Unidos, Holanda, Israel, Itália, Suécia e Suíça.

 

Participaram das imersões um total de 499 pessoas de 247 organizações, entre as quais 132 empresas industriais. A CNI tem 23 parceiros estratégicos em 12 países, cerca de 100 instituições em seu portfólio de roteiros no exterior, além de mais de 50 instituições nos roteiros nacionais.

 

Desde o começo da pandemia, as imersões presenciais foram interrompidas, com previsão de retorno tão logo a situação da Covid-19 pelo mundo seja controlada. Para 2021, há previsão ainda de mais uma imersão virtual internacional e uma outra para o Brasil.

 

 

Por: Neyfla Garcia

 

Da Agência CNI de Notícias