CNI concede medalha do mérito industrial ao empresário potiguar Antônio Leite Jales

23/03/2021   16h33

Foi aprovada na reunião desta terça, 23, pela diretoria da Confederação Nacional da Indústria, CNI, a entrega da Medalha do Mérito Industrial ao empresário e fundador do grupo Sterbom, Antônio Leite Jales, conhecido por Toinho. A homenagem é a mais alta comenda conferida pela instituição e acontece anualmente.  A proposta da homenagem foi feita pelo presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, e pelo vice-presidente, Francisco Vilmar Pereira.

A comenda é um reconhecimento às personalidades que se destacam pelo empreendedorismo e que trabalham para o desenvolvimento industrial; e é outorgada anualmente aos que se destacaram como apoiadores e incentivadores do progresso da indústria. Em 2015, o empresário Antônio Leite foi agraciado com a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, pela FIERN.

Entre os empresários potiguares que já receberam a honraria estão, Nevaldo Rocha, Orlando Gadelha Simas (in memorian), José Nilson de Sá, Walter Byron Dore e Fernando Bezerra.

Biografia – Natural do município de Messias Targino, Antônio Leite Jales fundou a Sterbom em 1991, no bairro do Alecrim, ao lado da esposa Zauleide de Queiroz Leite. Hoje instalada no Distrito Industrial de Parnamirim, a empresa atua na produção de sorvetes, picolés, gelo, polpa de frutas e insumos para a cadeia do sorvete.  A indústria é referência em modernização de processos e redução de custos. Em 2019, implantou de forma inovadora placas fotovoltaicas para geração de energia.