CNI considera equivocado o aumento da Selic

17/06/2022   09h46

 

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considera equivocada a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, desta quarta-feira (15), pelo aumento da taxa básica de juros (Selic) para 13,25% ao ano.

A taxa básica de juros vem sendo elevada desde março de 2021 e, desde dezembro, a taxa real se encontra em patamar que inibe a atividade econômica. As altas realizadas neste ano resultaram em uma taxa básica de juros real ainda mais elevada e que já era suficiente para desacelerar a inflação nos meses seguintes.

 

“Este aumento adicional da taxa de juros no momento é desnecessário para o controle da inflação e trará custos adicionais à economia, como queda do consumo, da produção e do emprego”, afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

 

O IPCA de maio demonstra que a inflação de bens industriais já começou a desacelerar no Brasil e que esse movimento deve continuar ao longo do segundo semestre devido, principalmente, aos efeitos defasados da elevação da Selic.

 

Outro fator que leva a uma perspectiva de desaceleração da inflação é a estabilização dos preços internacionais das commodities agrícolas e de energia, após incorporação do choque provocado pelo conflito na Ucrânia. Esse cenário sinaliza que os aumentos de preços de alimentos e de combustíveis não devem se repetir no Brasil ou devem ser significativamente mais baixos nos próximos meses.

 

Agência de Notícias da Indústria