CNI cria cartilhas sobre crédito emergencial em parceria com federações

5/05/2020   15h02

Os empresários que precisarem de informações sobre linhas de crédito emergencial podem receber orientações on-line pelo Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC/FIERN). O atendimento faz parte de ação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que tem elaborado e distribuído, por meio eletrônico, uma série de cartilhas/boletins para ajudar empresas a enfrentar a crise decorrente da Covid-19.

A Rede de Núcleos de Acesso ao Crédito (NAC), coordenada pela CNI em parceria com as Federações de Indústria está preparada para orientar as empresas sobre estes produtos. Os contatos do NAC no Rio Grande do Norte podem ser feitos pelo e-mail: nac-rn@fiern.org.br.

Os boletins mais recentes tratam da possibilidade de suspensão temporária do pagamento de empréstimos contratados junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do uso Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE) como garantia para financiamento.

A suspensão por até seis meses de pagamentos ao BNDES faz parte do pacote de medidas econômicas do governo para enfrentamento da pandemia. Nesse período de seis meses, poderão ser renegociadas as prestações, os juros e o principal da dívida.

O informativo sobre o FAMPE ajuda empresas que não têm garantia suficiente para acessar linhas de financiamento. O fundo de aval constituído pelo Sebrae cobre até 80% das exigências de garantia no valor de até R$ 700 mil.

Atualização Jô Lopes – Unicom/FIERN