CNI expressa reconhecimento à atuação solidária do SENAI-RN na manutenção de respiradores para hospitais

25/09/2020   12h45

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) expressou oficialmente o reconhecimento pela atuação voluntária dos colaboradores do SENAI-RN na recuperação e manutenção de ventiladores pulmonares para hospitais neste período de pandemia, o que ajuda a salvar vidas. O SENAI-RN realizou a manutenção de 131 respiradores e equipamentos hospitalares para 14 instituições de saúde. A estimativa é cada equipamento possa salvar até dez vidas no seu prazo de utilização. Nesta sexta-feira (25), o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Emerson Batista, apresentou ao presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, a placa que a instituição recebeu da CNI em reconhecimento por esse trabalho eficaz e solidário.

 

“A Confederação Nacional das Indústrias e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) expressam sua gratidão ao engajamento de todos na Rede Voluntária, constituída no âmbito da iniciativa + Manutenção de Respiradores”, destaca a placa.

 

O presidente da FIERN afirmou que o reconhecimento pela atuação do SENAI-RN é merecido e justo em função da dedicação voluntária da equipe da instituição de forma solidária, uma vez que há um trabalho voluntário para recuperar os equipamentos que são necessários para que os profissionais de saúde salvem vidas e prossigam no atendimento dos pacientes de covid-19.

 

 

 

O SENAI-RN realizou a manutenção de 131 respiradores para 14 instituições de saúde. Foi o quarta maior quantidade de recuperações destes equipamentos feita no país. “Fizemos a manutenção de respiradores e diversos outros equipamentos hospitalares, que em momento crítico poderiam deixar leitos indisponíveis. E quanto à população carente, na produção com recursos próprios de máscaras de tecido e face Shields para distribuição na capital e no interior”, afirmou o diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista.

 

 

Emerson Batista explicou que ao longo do período o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte produziu diretamente 67 mil máscaras de tecido e 4 mil protetor facial face shield, distribuídos para 40 instituições beneficiadas. Ele disse também que, no aspecto dos serviços tecnológicos, a instituição se manteve ativa e com uma atuação de ajuda à comunidade, especialmente hospitalar e à população carente. “Isso nos fortalece humanitariamente e mostra que o SENAI está à disposição de todos para o crescimento do Rio Grande do Norte. Todas as ações somaram-se às do SENAI em todo o Brasil”, destacou o diretor.

 

 

RESPIRADORES

“A iniciativa de consertar esse equipamento hospitalar fundamental para salvar as vidas de quem tem as formas mais graves da doença contribui de forma expressiva para o árduo trabalho que está sendo realizado pelos profissionais da saúde e para reduzir a necessidade de importação do equipamento”, avaliou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.

 

A iniciativa conta com a participação de unidades do SENAI e dos seguintes parceiros: ArcelorMittal, BMW Group, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Estúdios Globo, Ford, General Motors, Honda, Hyundai Motor Brasil, Instituto Votorantim, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e POLI-USP, Jaguar Land Rover, Mercedes-Benz do Brasil, Moto Honda, Petrobras, Renault, Scania, Toyota, Troller, Usiminas, Vale, Volkswagen do Brasil e Volvo do Brasil, com o apoio do Ministério da Saúde, do Ministério da Economia, do Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin). “Estamos vivendo um ponto de inflexão na história da humanidade e vamos extrair muitas lições. O SENAI se sente muito honrado da parceria construída nesta iniciativa, exemplo de ação cidadã que mobiliza indivíduos, empresas e organizações em prol do bem comum, da afirmação de um projeto de país que nasce no valor à vida”, afirmou o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.

 

O SENAI também possui a Iniciativa + Respiradores para ampliar a oferta do número de ventiladores pulmonares por meio da produção nacional. A ação apoia sete empresas que já possuem a capacidade de fabricar mais de 5 mil respiradores por mês. Dois projetos, por exemplo, foram desenvolvidos em tempo recorde, inferior a 120 dias. As indústrias Delta Life e GreyLogix, em parceria com Institutos SENAI de Inovação, já obtiveram a certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A previsão é que ambas produzam de 700 a 1,1 mil equipamentos mensais, que chegarão ao mercado em preços inferiores aos praticados atualmente. Destaca-se também projeto com as empresas Novitech e Whirpool, que amplia a capacidade produtiva de 10 para 100 ventiladores ao mês.

 

VENTILADORES RESTAURADOS POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO

Unidade da Federação / Quantidade de equipamentos recuperados:

São Paulo 683

Bahia 245

Minas Gerais 240

Rio Grande do Norte 131

Ceará 106

Rio Grande do Sul 102

Rio de Janeiro 79

Mato Grosso do Sul 76

Goiás 59

Pará 46

Tocantins 46

Paraná 32

Paraíba 31

Distrito Federal 28

Pernambuco 25

Amazonas 26

Espírito Santo 22

Roraima 15

Amapá 12

Maranhão 11

Alagoas 2

Acre 2

Total 2007