CNI recebe selo do ICC para emitir certificados de origem

9/12/2021   13h26

Após cumprir uma série de adaptações às normas internacionais, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) se tornou a única instituição brasileira certificada pela Câmara de Comércio Internacional (ICC) para emitir o Certificado de Origem Digital (COD).

O Brasil é o 31º país a receber a chancela e, com isso, agrega credibilidade e rastreabilidade a esse documento, que garante a origem dos produtos e é um pré-requisito para reduzir o imposto de importação em países com os quais o Brasil tem acordos comerciais. Em casos específicos, a depender do acordo, o COD pode garantir a isenção completa das tarifas alfandegárias.

“A CNI e as federações das indústrias do Brasil trabalham há mais de uma década para garantir que os procedimentos para a emissão dos certificados de origem estejam de acordo com as normas e legislações mais recentes e em conformidade com as melhores práticas internacionais. Agora que recebemos o selo de qualidade da ICC para nossos certificados de origem, confirmamos o alto nível de nosso serviço e processos de conformidade no apoio às empresas em suas estratégias de exportação”, explica o coordenador de Serviços de Internacionalização da CNI, Felipe Spaniol.

A emissão do COD é feita pela Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), coordenada pela CNI. Entre janeiro e novembro deste ano, o número de certificados emitidos já superou em 45% o total de todo ano de 2020.

ccccc

Plataforma moderna garante emissão do COD de maneira ágil

Em 2020, a CNI lançou uma plataforma para a emissão do COD para exportadores brasileiros. Com identidade visual mais moderna, numa plataforma mais ágil e intuitiva, o sistema permite que o empresário emita de forma simplificada o documento que garante ao produto brasileiro benefícios tarifários em 24 países.

Além da vantagem econômica, no contexto da pandemia de Covid-19, o COD reduz a circulação de papeis e pessoas, que podem se tornar vetores da doença.

Presente nas federações de indústrias de 23 estados e do Distrito Federal, a Rede CIN promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio da oferta de um conjunto de serviços customizados a suas necessidades.

Da Agência de Notícias da Indústria