COERE discute modelo de certificação para profissionais de energia renovável

27/08/2018   14h31

 

A adoção de um sistema de certificações para profissionais e empresas que atuam no setor de energias renováveis foi um dos assuntos da sessão desta segunda-feira, 27, da COERE-FIERN, no auditório Joaquim Victor de Holanda, da Casa da Indústria. A ideia é instituir um modelo semelhante ao alemão, no qual os recém-formados nos cursos técnicos, nos programa de capacitação de jovens e profissionais experientes passem por uma avaliação e, aprovados, tenham as competências certificadas.

 

Durante a sessão da COERE (Comissão Temática de Energias Renováveis), o consultor Andreas Dohle fez uma apresentação sobre como é feita a certificação profissional na Alemanha. Andreas Dohle, que é alemão e atua na parceria entre a IEC Treier e o CTGÁS-ER/SENAI, informou que está em elaboração um projeto de parceria para que os certificados sejam emitidos no Rio Grande do Norte, no formato que é adotado no país europeu.

 

 

Na Alemanha, a certificação é uma atribuição das câmaras setoriais. O documento é emitido como comprovação de capacidade profissional, mediante a aplicação de avaliações. Essas provas são organizadas por uma comissão, que têm representantes de empregadores, trabalhadores e professores das escolas profissionalizantes. Os instrutores e formadores não integram este processo de avaliação.

 

“Com esse projeto de certificação no Estado, as provas serão aplicadas regularmente por bancas examinadoras tripartites e iriam comprovar a competência de profissionais de recém-formados nos cursos técnicos dos setores de energias renováveis e de eficiência energética”, explicou o consultor.

 

Durante a reunião da COERE, o consultor Osmar Vicente também informou que está em fase de conclusão a proposta de Agenda Mínima do setor de energia renovável no Rio Grande do Norte. Ele disse que serão feitas entrevistas individuais com os integrantes da comissão temática para que sejam ser apresentadas novas sugestões à proposta.

 

A sessão desta segunda-feira da COERE, coordenada pelo assessor Felipe Moreira Miranda, teve a participação também de representantes da COSERN, Banco do Nordeste, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, SEBRAE, SENAI. Na ocasião, foram empossados os novos conselheiros Paulo Sérgio de Morais e Antônio Lisboa, ambos da Associação Brasileira de Geração Distribuída.