COINCITEC/FIERN debate ações e projetos em andamento no ecossistema de inovação do estado

30/08/2022   08h37

Ações desenvolvidas no Ecossistema de Inovação do estado – como estratégias do Mobilização Empresarial pela Inovação e a realização de Congresso Brasileiro de Inovação Gestão e Desenvolvimento de Produtos – foram temas abordados pela Comissão de Inovação, Ciência e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (COINCITEC/FIERN) em sua 4ª Reunião Ordinária, que aconteceu, dia 24, na Casa da Indústria, sede da FIERN. O encontro foi liderado pelo empresário Djalma Barbosa da Cunha Júnior, diretor 2º secretário da FIERN e presidente da COINCITEC.

Durante a reunião, foi atualizado o andamento das atividades de cada grupo de trabalho (GT) que forma a COINCITEC. Também foi apresentada uma ação para registro das produções e entregas da Comissão, a partir da plataforma JIRA, para dar celeridade, rastreabilidade e visibilidade às ações da COINCITEC, favorecendo a qualificação de dados para disponibilização no Portal da Inovação no RN (https://inovacaorn.com.br/pages/). Por fim, foi apresentado o Congresso Brasileiro de Inovação Gestão e Desenvolvimento de Produtos (CGDP) de 2023, uma ação coordenada pelo IMD/UFRN, em articulação com a FIERN e com o SEBRAE-RN, para envolvimento e protagonismo empresarial.

Segundo a secretária executiva da COINCITEC, Susie Macedo, também foi destaque na reunião a apresentação dos direcionadores estratégicos da Mobilização Empresarial pela Inovação – MEI 2023. “Trata-se de uma agenda prioritária para o setor produtivo que amplia os temas dos GTs existentes, envolvendo assuntos como sustentabilidade, programas de fortalecimento do Ecossistema de Inovação, processos de gestão, benefícios da transformação digital e estímulo a atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, atuando fortemente na integração dos setores produtivos e Academia”, explica.

“Essa ampliação de escopo sinalizada nas ações da MEI contribui e direciona os processos de mensurações de desenvolvimento de atividades, por meio do estabelecimento de indicadores de desempenho assumidos pelo GTs de inovação do estado”, completa.

A reunião contou com a presença de representantes de sindicatos associados à FIERN, órgãos públicos instituições de ensino, entidades de representação setorial, empresas privadas e instituições financeiras. Participaram do encontro os empresários Ednaldo Barreto (SINDAL-RN), Gabriel Calzavara (SINDIPESCA-RN), Alberto Serejo (SINDMEST-RN), Túlio Veras (SINDLEITE-RN), Tercina Suassuna (SIMETAL-RN) e Rayana França (SINDIPESCA). Ainda na sessão compareceram representantes do Hub de Inovação Tecnológica em Energias Renováveis do SENAI (HIT-ER), IEL-RN, Sebrae, IMD/UFRN, NIT/UERN, Banco do Nordeste, UnP, FAPERN, SEMPLA/COMCIT, SEDEC, CDL Jovem, Fecomércio, Neoenergia e consultores independentes.

As próximas sessões do conselho do COINCITEC acontecem nos dias 19 de outubro, dentro do evento do GO!RN, no Centro de Convenções de Natal, e 7 de dezembro, com acompanhamento e debate sobre diversas de ações e projetos que estão em andamento no ecossistema de inovação, que é articulado e tem o apoio institucional da Comissão.

Atuação dos GTs

No Grupo de Trabalho 1, o chamado GT1 (Inovação, Ciência e Tecnologia), foi mostrado o processo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação que está em fase de conclusão da estruturação metodológica para reunir empresários do segmento de laticínios, com intuito de desenvolver atividades que promovam a aproximação e integração de atividades entre instituições de Ciência e Tecnologia e empresas, com projeto piloto para ser rodado no 2º semestre de 2022.

Já no GT2 (Educação e Formação: Empreendedorismo e Talentos) foi apresentado o projeto piloto “EMPREENDEDORANDO”, que leva a educação empreendedora para alunos do ensino público estadual. A iniciativa tem objetivo de capacitar e desenvolver habilidades e atitudes empreendedoras.

No GT 3 (Questões Regulatórias e Políticas Públicas) foi debatida a ampliação do escopo envolvendo ações de ciência, tecnologia e inovação na Prefeitura do Natal RN, também foram apresentadas as deliberações para funcionamento do Parque Científico e Tecnólogico Augusto Severo (PAX), coordenado pelo Governo do RN e UFRN, bem como as iniciativas de organização de times de trabalho para estudo e aprimoramento da legislação estadual de ciência, tecnologia e inovação do município do Natal, com destaque para atualização do Fundo Municipal de Apoio à Ciência e Tecnologia (Facitec).

Por fim, no GT4 (Fomento/Financiamento), foram destacadas as informações de conclusão do Programa Capital Empreender; a edição do Mapa de Oportunidades; a organização do evento GO!RN, a ser realizado nos dias 28 e 29 de outubro, no Centro de Convenções de Natal, com apresentação de oportunidade aos diferentes segmentos produtivos; e informações sobre instalações de aceleradoras de startups no RN, como a Poty Ventures e possíveis articulações para criação de um HUB de aceleradoras, unindo Wow e ShiftT.