Com apoio do SENAI, jovens participam de evento que promove o e-Sport

4/09/2017   11h18

A Arena das Dunas sediou uma competição de jogos eletrônicos, durante a Digicom 2017, um evento que reúne interessados em desenvolvimento tecnológico, games e competições esportivas. A iniciativa, que contou com apoio do SENAI-RN, foi marcada pelo interesse dos jovens e por demonstrações do potencial deste tipo de tecnologia não só para o entretenimento, mas também para despertar o interesse dos estudantes em ciência e no conhecimento técnico.

 

Na ocasião, estavam disponíveis, para competição, diversas modalidades de e-Sports. No espaço montado na Arena das Dunas, no sábado (2), também houve o torneio oficial da Liga Norte Rio-Grandense de e-Sports. “[Essa atividade] Está em explosão no país inteiro e aqui no Nordeste, particularmente no Rio Grande do Norte, também trazemos essa profissionalização, porque é um mercado em ascensão”, disse Tabata Diniz, produtora do evento.

 

Nesta edição, a Digicom estava com mais de 50 PC`s para campeonatos e “Free plays” de diversos games.

 

O e-games tem obtido tantos participantes que há uma solicitação para que esteja presente na Olimpíada de 2024, se não como modalidade Olímpica, mas com algum tipo de competição ou evento no mesmo período. O jornal El País noticiou, em agosto deste ano, que “Tony Estanguet, presidente do comitê de candidaturas de Paris, se reunirá com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e os principais representantes da indústria dos jogos eletrônicos para estudar a inclusão dessas competições nas olimpíadas a serem realizadas na França (24)”.

 

“Temos de avaliar a possibilidade porque não podemos dizer que não nos diz respeito ou que não tem nada a ver com as Olimpíadas”, disse Estanguet em entrevista publicada pelo jornal espanhol. “Os jovens se interessam pelos e-sports e coisas do gênero. Vamos ver se conseguimos estabelecer algumas pontes”, acrescentou.