Com aprovação do Pronampe, Presidente da FIERN destaca importância de orientação sobre crédito

12/05/2021   16h32

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 11, o caráter permanente do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). O programa foi criado em 2020 para auxiliar financeiramente os pequenos negócios de forma a também manter empregos durante a pandemia de COvid-19. O projeto vai para sanção presidencial.

Para o presidente da FIERN e do Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa da Confederação Nacional da Indústria (COMPEM), Amaro Sales, que também é secretário-geral da CNI, a notícia de crédito para o micro e pequeno empresário é uma conquista, apesar dos recursos terem demorado a chegar.

“Nesse momento em que as empresas passam por dificuldades, de renegociar suas dívidas, nada melhor do que um dinheiro novo. É o fato de ter um dinheiro novo, mas também é a possibilidade de renegociação, de as empresas tornarem financiáveis nos seus débitos e nada melhor de que essa possibilidade de reaproveitar as carências”, avalia.

Amaro Sales também reforça que as possibilidades de recursos oferecidos pelo Pronampe e por outros bancos, entre eles os bancos de fomento, devem ser analisados antes da decisão pela melhor opção.

“Na Federação das Indústrias nós temos o NAC – Núcleo de Acesso ao Crédito que poderá ajudar na decisão das micro e pequenas empresas, que têm normalmente uma necessidade de auxílio, de apoio técnico sobre o que fica melhor para a empresa. O empresário não pode prescindir de buscar essa orientação de profissionais especializados”, incentiva.

O texto prevê que os recursos reservados ao programa sejam usados de forma permanente para a tomada de crédito das empresas de pequeno porte e inova ao prover garantias aos pequenos negócios e atrair instituições financeiras a ofertarem crédito a esse segmento.

Outra regra determina a devolução dos recursos não utilizados ao Tesouro Nacional e a modificação do prazo de prorrogação do período de carência de 180 dias, para prever a postergação do pagamento de parcelas vencidas e vincendas por 365 dias, conforme solicitação do mutuário.

Para falar com o Núcleo de Acesso ao Crédito – RN

FIERN – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte Casa da Indústria

Av. Senador Salgado Filho, 2860 Lagoa Nova

Espaço Empresarial – Térreo