Com Educação de Jovens e Adultos, SESI-RN incentiva trabalhadores a retomar estudos em parceria com indústrias

26/07/2022   12h14

O programa de Educação de Jovens e Adultos do Serviço Social da Indústria (EJA SESI) incentiva trabalhadores da indústria a voltar a estudar e conciliar emprego e estudos através de parcerias com empresas industriais. Para os trabalhadores da indústria, as aulas acontecem de forma remota ou nas fábricas e canteiros de obras.

A Indústria Norte Salineira (Norsal), por exemplo, é uma das empresas industriais que mantém parceria com o SESI-RN há mais de cinco anos. Neste ano, são 54 alunos do Ensino Médio e 44 do Ensino Fundamental, cujas aulas atualmente acontecem de forma remota. As aulas dos trabalhadores da Norsal começaram desde o início do ano letivo.

Para estudar, cada aluno determina o seu tempo no curso em função de seus conhecimentos prévios, experiências, ritmo de aprendizagem, tempo disponível para estudar. E a duração do segmento, período, e nível é diferente de aluno para aluno, cada perfil é avaliado pedagogicamente. Ou seja, o programa se adapta ao trabalhador.

De acordo com a supervisora pedagógica do SESI Mossoró, Jordana Lorena, a iniciativa, além de apoiar jovens e adultos que desejam concluir a Educação Básica por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para que tenham mais oportunidades no mercado de trabalho, também contribui para o aumento de competitividade do setor industrial, com a formação de profissionais mais qualificados.

“É muito importante essa parceria com as indústrias, para que os jovens e adultos fora da idade escolar tenha condições de ser reinserindo num ambiente de aprendizagem e venha a ser mais bem posicionado no mercado de trabalho, esse cada mais meritocrático”, diz a supervisora.

Atualmente, a EJA SESI no Rio Grande do Norte funciona, na modalidade EAD. O programa é aberto a homens e mulheres (trabalhadores de indústria ou não), e é ofertado gratuitamente. Os cursos são organizados por disciplinas (módulos), cursadas uma de cada vez.

“Desta forma, os novos alunos podem ingressar quando um novo módulo/disciplina estiver iniciando, ou seja, há várias oportunidades de entrada ao longo do ano’, explica Jordana.

Qualquer trabalhador industrial que deseje voltar a estudar pode procurar a secretaria escolar nas unidades do SESI-RN e fazer sua inscrição, ou ainda manifestar seu interesse para a indústria na qual trabalha. Ao final do curso, o aluno recebe o certificado reconhecido pela Secretaria Estadual de Educação.

Programa de Educação de Jovens e Adultos
O EJA é uma modalidade da educação que oferece oportunidade de ensino aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram a Educação Básica, com os cursos: EJA Fundamental I (anos iniciais), EJA Fundamental II (anos finais); e o EJA Ensino Médio.

O EJA SESI tem o objetivo de melhorar a escolaridade e transmitir novos conhecimentos. A modalidade de ensino é destinada ao público que ainda não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade indicada.

O programa tem diferenciais para os trabalhadores da indústria e seus dependentes, que são atendidos por essa forma de ensino, como, por exemplo, flexibilidade no horário e local para assistir às aulas e a opção de organizar o plano de estudos.

Unidades do SESI-RN para inscrição:

SESI Mossoró
Rua Benjamim Constant, 65 Centro. Mossoró/RN