Com nota 8,1 no IDAP, curso técnico em Edificações do SENAI-RN é um dos melhores do país

25/03/2022   15h04

 

O Centro de Educação e Tecnologias Flávio Azevedo (CETFA) – unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN), que é referência estadual na área de construção civil – conseguiu atingir a nota 8,1 na avaliação institucional do curso Técnico em Edificações, do Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional (IDAP). Esta é a melhor nota do estado e uma das melhores do Brasil. A consolidação nacional do IDAP foi divulgada na última segunda-feira (21).

 

Essa avaliação é realizada anualmente com alunos de cursos técnicos do SENAI e adota rígidos critérios técnicos que são determinados pelo Departamento Nacional do SENAI.

 

Segundo a Diretora do SENAI – CETFA, Glória Navarro, o IDAP tem como principal objetivo a avaliar a qualidade da educação profissional ofertada em todo o Brasil. “A preparação para avaliação começa a partir do módulo básico, quando o aluno faz sua matrícula até a entrega do TCC. É um trabalho que é feito de forma contínua, acompanhando a qualidade do que é ministrado, disciplina a disciplina. É uma avaliação completa, que permeia todos os aspectos do curso”, disse a diretora.

 

O resultado alcançado pelo SENAI Flávio Azevedo supera a meta estabelecida nacionalmente, colocada como um dos grandes desafios estratégicos da instituição no quadriênio 2021-2024. O Sistema de Avaliação da Educação Profissional – SAEP é resultado de ações conjuntas entre as Unidades do SENAI, o Departamento Nacional e a interlocução é feita, no Rio Grande do Norte, por meio da Unidade de Educação e Tecnologias (UNIET).

 

Anaclécia Gonçalves, interlocutora estadual do SAEP, explica que o indicador faz parte de uma série de ações voltadas ao aprimoramento da educação profissional, que vem sendo desenvolvida tanto a nível nacional quanto local. “O índice alcançado pelo CET Flavio Azevedo é um dos melhores do Brasil e o maior do estado do Rio Grande do Norte”, destacou.

 

Esse indicador, acrescenta ela, serve como termômetro para aprimoramento das ações de educação profissional de forma global. “A prova respondida pelos alunos engloba uma série de questões que buscam avaliar todo o conteúdo ministrado durante o curso. Quando recebemos os resultados, avaliamos junto com as unidades e desenvolvemos as ações que sejam necessárias para manter o padrão de qualidade nos cursos técnicos ofertados pelo SENAI”, disse.

 

SENAI-RN na Construção Civil

O SENAI – Centro de Educação e Tecnologias Flávio Azevedo (CETFA) é referência no apoio as ações de educação profissional para área de construção civil pesada, edificações e instalações. O centro, sediado em Natal/RN, possui um portfólio de cursos que vão desde a operação de máquinas para construção à Técnico em Edificações.

 

Atuando em todas as modalidades de ensino do SENAI, o Centro de Construção Civil ofertou, só em 2021, mais de 250 mil horas de capacitação. A unidade oferece tanto na capital como em cidades do interior, com cursos de iniciação até formação de técnicos de nível médio.

 

O Centro de Educação e Tecnologias Flávio Azevedo faz parte do conjunto de unidades operacionais do SENAI, que nesse ano de 2022, fez 80 anos ofertando cursos de iniciação, aperfeiçoamento, qualificação profissional e tecnológica para colaboradores de 28 áreas da indústria brasileira. No Rio Grande do Norte, o SENAI tem unidades fixas em Natal, Santa Cruz, Mossoró e Caicó, além de unidades móveis e remotas, alcançando os 167 municípios potiguares.