Com participação social, PPA vai contribuir para desenvolvimento sustentável, destaca diretor da FIERN

18/06/2021   16h42

 

Inscrições para Seminários de Participação Social do PPA  podem ser feitas no site ppa.natal.rn.gov.br.

 

Os Seminários de Participação Social que nos próximos sete dias devem contribuir para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) de Natal foram apresentados oficialmente em uma live na manhã desta sexta-feira. O diretor tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, participou da conferência e destacou a contribuição coletiva no debate sobre o PPA é importante para o município ter um Plano Plurianual voltado aos interesses da sociedade.

 

Roberto Serquiz disse que o Seminário de abertura do Plano Plurianual foi uma demonstração de “democratização das ideias, sugestões e contribuições com a sociedade e instituições”. “É uma iniciativa louvável da prefeitura de Natal, porque qualifica e valoriza as políticas públicas a serem implementadas e, certamente, vai resultar em um trabalho final coerente com os anseios de melhoria da qualidade de vida na cidade e de um desenvolvimento sustentável”, acrescentou o diretor da FIERN.

 

O Plano Plurianual é o principal instrumento para nortear o planejamento das políticas públicas e dos orçamentos do munícipio pelos próximos quatro anos. A elaboração do PPA está prevista na Constituição Federal.

 

As inscrições para participar dos Seminários de Participação Social do PPA 2022-2025 foram abertas na quinta-feira (17) e prosseguem até domingo (2), no site ppa.natal.rn.gov.br.

 

“Temos buscado realizar um processo participativo”, destacou Joana Guerra, secretária municipal de Planejamento. “A contribuição da sociedade civil, das entidades representativas e da população nesse processo é fundamental para a construção coletiva e democrática da cidade”, comentou a secretária.

 

Joanna Guerra também enfatizou a importância do cidadão contribuir neste debate. “Precisamos da participação dos cidadãos que vivenciam diariamente as maiores necessidades de cada bairro de nossa cidade, nos auxiliando na construção de um planejamento que reflita os desejos da população natalense, dialogando com o Poder Público e somando esforços por uma cidade cada vez mais desenvolvida e com qualidade e bem-estar social”.

 

A Sempla vai disponibilizar, no horário das 9h às 13h, uma sala com computadores para aqueles que não possuem acesso à internet em casa, mas querem dar sua colaboração.

 

O projeto do PPA 2022-2025 deverá ser enviado em agosto pelo prefeito Álvaro Dias para votação na Câmara Municipal.