Com presença de Fiern e Senai, Mesa Reate define prioridades do onshore

25/11/2020   09h31

 

.

 

O diretor regional do SENAI/RN, Emerson Batista, e o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e diretor da FIERN, Marcelo Rosado, estiveram presentes no evento, que ocorre até a próxima quinta-feira (26), no Hotel Garbos, em Mossoró.

 

“Poder fazer parte da mesa REATE muito nos prestigia. Somos (SENAI) a maior entidade de ensino profissionalizante da América Latina e localmente dispomos de quatro Unidades (2 em Mossoró e 2 em Natal) ligadas diretamente à prestação de serviço e formação de mão de obra qualificada para as áreas do petróleo e gás, equipados com modernos equipamentos e à disposição de todas as empresas que reaquecem o mercado do petróleo local”, afirmou o diretor regional do Senai.

 

“Nós estamos muito otimistas com esse momento de discussão, onde a gente consegue reunir pessoas, autoridades, instituições que vão fazer essa programação para a retomada do óleo e do gás do RN. Em anos anteriores, a gente chegou a ter quase 50% do PIB potiguara somente nesse setor da indústria do petróleo e gás. E agora é para a gente se reunir e fazer essa retomada o mais rápido possível”, avaliou Marcelo Rosado.

A Mesa Reate elencou 14 principais desafios: licenciamento ambiental; acesso à Unidade de Processamentos de Gás Natural de Guamaré; acesso à infraestrutura de armazenamento e escoamento de petróleo; andamento dos programas e desinvestimentos da Petrobras.

 

Também escolheu simplificação de procedimento e menos prazo de cessão dos contratos de concessão; criação da Superintendência de Campos Maduros e Marginais; implantação de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e Medida Recuperadora de Conduta (MRC) na ANP.

Outros desafios são pagamento de participação sobre a produção ao proprietário de terra; cadastro de titularidade de terras e mutirão de regularização de posse; que redução de custos para acesso a dados técnicos públicos; acesso a amostras de calha dos poços da Bacia Potiguar.

O Mossoró Oil & Gas Expo é realizado pelo Sebrae e Redepetro/RN.