Com reformas, chineses focaram na igualdade de oportunidades, destaca Marcelo Rosado

25/07/2019   09h30

 

 

Com as reformas implementadas nas décadas recentes, o foco da China passou a ser a igualdade de oportunidades, com uma infraestrutura sólida e garantia de acesso à tecnologia por intermédio do empreendedorismo e da inovação. Essa foi o tom das respostas dadas pelos interlocutores chineses aos empresários do Rio Grande do Norte que participam, neste mês, de uma missão no país asiático.

 

“Posso confirmar, com muita intensidade, a impressão positiva que os funcionários do governo da China, me causam. Eles falam com muito orgulho da gestão e do direcionamento que o seu país alcançou graças às reformas”, disse Marcelo Rosado, vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Calcário, Fabricação de Cimento, Cal e Argamassa (SINECIM), um dos potiguares que integram esta missão.

 

O grupo de empresários que foi à China neste mês de julho também é formado pelo diretor do Sistema FIERN e presidente do SINDIFRUTAS, Ricardo Valença. Eles participam do Seminário sobre Intercâmbio dos Empreendedores para o Brasil. Os empresários foram apresentados ao panorama histórico, econômico e cultural do país asiático que atualmente é a segunda maior economia do mundo. O seminário é organizado pelo Ministério de Comércio da República Popular da China e é composto por aulas, intercâmbios e visitas a empresas chinesa. Também integram o grupo do Rio Grande do Norte Michelson Frota, da Fecomércio; e Anderson Cruz, da UFRN.

 

“Os funcionários do governo chinês falam com muito orgulho da gestão e do direcionamento que o seu país alcançou com reformas e confiam que a nação está no melhor caminho”, disse Marcelo Rosado. “Não se incomodam em reconhecer os seus problemas e falam com cordialidade sobre culturas e regimes políticos de outros países que já encontraram as soluções e até são economicamente mais ricos”, acrescentou.

 

Segundo o empresário potiguar, os interlocutores do governo da China mostram que querem aprender com as outras nações os melhores caminhos para o desenvolvimento. “Mas fazem questão de adaptar os novos conhecimentos ao sistema ‘Socialismo Chinês’, como assim chamam, buscando avanços com equilíbrio. Todos os planejamentos são estudados de forma conjunta, seja a longo, médio e curto prazo. O ‘Governo Nacional’, das províncias e das cidades participam das decisões e são totalmente integrados na realização e implantação dos investimentos após estarem certos de que os benefícios serão mútuos. Com uma aparência humilde, porém firme, mostram uma postura assertiva”, afirmou Marcelo Rosado.

 

O empresário do RN comentou também que no diálogo com os chineses fica claro que o discurso que assimilam é levado a sério, com exemplos e casos reais bem sucedidos. “Quando pergunto se existe alguma parte da sociedade chinesa que esteja incomodada com os avanços e uma economia forte, eles respondem, com um sorriso sincero, que desde 1978, quando decidiram fazer a reforma, o país se orgulha de ter conseguido descobrir um caminho para se libertar e migrar da ‘igualdade de pobreza’ para ‘igualdade de oportunidades’, através da uma infraestrutura sólida, do acesso à tecnologia, e do empreendedorismo e da inovação”, destacou.