Com uso de laboratório móvel, alunos da SESI Escola Mossoró têm atividade prática de Ciências Aplicadas

11/05/2022   16h13

 

Por meio do laboratório móvel de ciências da natureza – o LabDisc, estudantes da 3ª série da SESI Escola Mossoró vivenciaram uma aula prática da disciplina de Ciências Aplicadas, realizada nesta terça-feira (11). E puderam aprender de uma forma mais dinâmica sobre o processo de absorção da luz. Ao todo, cerca de 120 alunos participaram da atividade.

 

Responsável pela aula, o professor Leonardo da Silva Garcia destacou que esse formato de aula ajuda na compreensão dos conceitos sobre a absorção de luz pela matéria e a aplicá-los por meio do LabDisc, que é o laboratório científico multidisciplinar prático e móvel utilizado na SESI escola.

 

 

O equipamento, que tem sondas sem fio embutidas e teste automático de sensor e calibração, transforma a sala de aula em um laboratório científico multidisciplinar prático. Além disso, o dispositivo registra dados completos e coloca um laboratório de ciências na palma das mãos dos alunos.

 

O objetivo desta atividade é relacionar a capacidade dos materiais em absorver radiações em frequência específica e a transmissão da luz em soluções de diferentes concentrações. “Criar uma hipótese e proceder ao teste usando o sensor colorímetro do LabDisc”, conta o professor.

 

A aula prática será desenvolvida em todas as 3ª séries do Ensino Médio, que estão participando do experimento com duração de duas semanas.

 

O professor ressaltou que a aula aprimora a compreensão química de soluções além de proporcionar a experiência de observações de fenômenos cotidianos. “Promovendo o aprendizado ativo e instigante do aluno, onde o mesmo é autor do seu processo de aprendizagem”, concluiu.