Com vagas de emprego e palestras, Feira de Talentos online e gratuita do SENAI segue até quinta (5)

3/05/2022   16h22

 

Começou nesta terça-feira (3) e vai até a próxima quinta-feira (5), a Feira de Talentos Contrate-me, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O evento é online e gratuito, com palestras sobre como conquistar uma vaga e tendências de mercado, além de espaço para interação com empresas recrutadoras — e possibilidade de quem participa se candidatar a oportunidades de emprego.

 

De acordo com a Unidade de Educação e Tecnologias do SENAI no Rio Grande do Norte, o estado tem cerca de 1.800 pessoas com currículos cadastrados na plataforma, oriundas de 62 municípios. De olho na feira, a instituição está realizando articulação junto a empresas do estado para estimulá-las a também se cadastrarem.

 

“A Feira Contrate-me é um evento realizado há três anos com o objetivo de ofertar oportunidades ao público em geral, independentemente de ter passado pelas escolas do SENAI”, explica o diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista. “O evento entrelaça empresas que buscam profissionais e as pessoas que estão à procura de emprego”, completa.

 

 

O diretor ainda aponta a importância das palestras ministradas ao longo dos três dias de programação. “A qualificação profissional é muito exigida em seleções profissionais. Com isso em vista, o SENAI tem um gama de atividades e qualificações gratuitas e pagas em diversos setores”, afirma.

 

Apesar de a programação de palestras ser restrita aos três dias de feira, o espaço continua disponível para as empresas que buscam profissionais e pessoas à procura de emprego. “A plataforma da feira fica disponível o ano todo. Qualquer empresa pode fazer o cadastro e buscar um profissional de acordo com o perfil que deseja contratar em qualquer período do ano”, finaliza o diretor regional do SENAI-RN.

 

Para ter acesso à programação e concorrer às vagas, é preciso se cadastrar na Plataforma Contrate-me, do SENAI (Clique aqui para acessá-la – https://personal.speck.live/contrateme/signup).

 

Feira

Mais de 300 perfis de vagas de emprego, espalhadas pelo país, estão anunciados na plataforma nacional. Aproximadamente 30 organizações, de diferentes setores e de todas as regiões, confirmaram participação na feira.
Além de facilitar o encontro entre potenciais contratantes e quem busca uma vaga, o evento tem a proposta de difundir conhecimentos que ajudem a aumentar as chances de sucesso no mercado de trabalho.

 

São previstas, ao todo, 18 palestras ao vivo abordando desde “os segredos para conseguir um emprego sem experiência profissional” até “as competências digitais necessárias para o mercado de trabalho e as novas tendências tecnológicas”.

 

Qualquer pessoa que queira investir na carreira e conquistar uma nova posição no mercado de trabalho – seja aluno/a do SENAI ou não – pode participar.

 

A expectativa, segundo a organização do evento, é reunir grandes empresas e profissionais em ambientes virtuais que incluem pavilhão de empresas, painel de vagas, Lobby (sala para networking), auditório, Central de carreiras e Ambiente SENAI.

 

A programação completa do evento está disponível no site https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/feira-contrateme/.

 

A plataforma

Nacionalmente, 106 mil currículos já estão no sistema e a expectativa é que esse número seja ampliado. A Plataforma Contrate-me foi criada em janeiro de 2020 e é aberta para alunos/as e ex-alunos/as do SENAI, assim como para outras pessoas interessadas em trabalhar na indústria.

 

Os perfis já cadastrados incluem desde candidatos/as com formação técnica e graduação até pós-graduados/as. São pessoas oriundas de diversas áreas, entre elas eletrotécnica, eletromecânica, segurança do trabalho, tecnologia da informação, gestão de projetos, administração e engenharias (civil, elétrica, de produção, de petróleo, de computação, química e mecânica).

 

Como concorrer a uma vaga ou encontrar um talento?

Para se cadastrar e concorrer às vagas disponíveis, é preciso criar um currículo online na plataforma, com informações que abrangem desde formação e experiência profissional até competências desenvolvidas na trajetória profissional e/ou acadêmica. O cadastro inclui também uma “entrevista virtual”.

 

As informações ajudam a plataforma a verificar a compatibilidade do perfil de quem busca a vaga com requisitos das oportunidades cadastradas pelas empresas – “dando um match”, segundo o SENAI, com aquele perfil que mais tem a ver, ou seja, conectando a pessoa às oportunidades em que melhor se encaixa.

 

O currículo passa a integrar um Banco de Talentos e se for compatível com alguma oportunidade, é notificado.

 

No caso das empresas, o sistema mostra, por meio de inteligência artificial, os currículos que mais se aproximam do que está buscando, não só pelas competências técnicas, mas, também, pelas competências emocionais.

 

Empresas interessadas em fazer recrutamento utilizando a plataforma contam com ferramentas gratuitas e pagas para otimizar o serviço e identificar as pessoas mais compatíveis com as vagas.