Comissão da FIERN irá criar grupo de estudos para soluções em escoamento de energias renováveis

30/04/2021   16h07

Um grupo técnico de estudos sobre as demandas e prioridades do escoamento de energias eólica e solar do Rio Grande do Norte será criado pela Comissão Temática de Energias Renováveis (COERE) da FIERN. A decisão foi tomada durante a reunião mensal da COERE, realizada nesta sexta-feira (30), por meio de videoconferência.

A proposta, explica o presidente da COERE, Sérgio Freire, é reunir informações que possam subsidiar a discussão do sistema de linhas de transmissão dentro do Plano da Operação Elétrica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “É nosso papel, enquanto Comissão e Federação das Indústrias, auxiliar no debate, trabalhar de forma preventiva para tentar antecipar situações e estarmos preparados, fomentando o desenvolvimento”, disse.

Durante o encontro, os desdobramentos da Nota Técnica-002/2021 do ONS, que trata do “Plano da Operação Elétrica de Médio Prazo do SIN PAR/PEL 2020 – Ciclo 2021-2025”, foram abordadas pelos consultores em energias Henderson Abreu e Hugo Menezes. O Plano prevê um conjunto de obras de transmissão, que representam um acréscimo da ordem de 2% na extensão das linhas de transmissão e de 5% na potência nominal instalada em transformadores da Rede Básica e da Rede Básica de Fronteira, em relação à rede existente, considerando também as obras já outorgadas.

O detalhamento de uma ferramenta digital para auxílio às demandas empresariais de energias renováveis, bem como os ganhos de produtividade de licenciamento ambiental, com o novo sistema, foi apresentado pelo diretor geral Leonlene Aguiar do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA). Em 2020, foram emitidas 148 licenças e, este ano, já são 102.