Comissão de Inovação da FIERN discute planejamento estratégico para 2022

19/01/2022   13h35

 

O diretor de Inovação da FIERN, Djalma Barbosa Cunha Júnior, presidiu a reunião da Comissão Temática de Inovação de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC), realizada nesta quarta-feira, 19, na Casa da Indústria. Na pauta, o planejamento estratégico para este ano de 2022.

 

Durante a reunião, Djalma Barbosa Júnior ressaltou a importância da informação para vencer os desafios da inovação. “Temos um portal que é um espaço que unem atores de diversos segmentos em prol da inovação. Precisamos contar com todos. Em nosso portal tem que ter tudo que está acontecendo sobre inovação”, frisou o diretor que também preside a COINCITEC.

 

“Com esta reunião, definimos as as ações estratégicas para começar a executar. Definimos ainda indicadores para o monitoramento dessas ações. Temos muitos desafios, técnicos e políticos, mas estamos entusiasmados e há muita coisa boa a ser realizada”, afirmou Djalma Júnior.

 

A equipe do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI) da Federação das Indústrias e os líderes dos Grupos de Trabalhos (GTs) da Comissão priorizam, no planejamento, a implementação de modelos de negócios que contemplem práticas em educação empreendedora, pesquisa, inovação, captação de recursos e sugestões para políticas públicas.

 

A reunião também abordou questões que envolvem as métricas para o acompanhamento da execução dos projetos ao longo de 2022. O planejamento também será a pauta da primeira sessão do COINCITEC, no dia 23 de fevereiro, na qual haverá a participação dos demais conselheiros.

 

Também participaram da reunião Susie Macêdo, gestora do NAGI e secretária da COINCITEC; Helen Buonora, analista de Inovação FIERN; Daniel Pontes, líder do Grupo de Trabalho (GT) de Inovação, Ciência e Tecnologia e gestor da Agência de Inovação da UFRN; e Rodrigo Romão, líder do GT de Educação, Formação, Empreendedorismo e Talentos e diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital.

 

Além de Olavo Bueno de Oliveira, líder do GT de Questões Regulatórias e Políticas Públicas e Especialista em Inovação na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico da SEDEC; além de David Góis, líder do GT de Financiamento e Fomento e gerente da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do SEBRAE-RN.

 

A COINCITEC é um colegiado que visa dar suporte técnico e estratégico para a Federação das Indústrias e o Estado na busca por soluções aos gargalos nas áreas de inovação, ciência e tecnologia e na estruturação de projetos e atividades relacionados diretamente nestes setores.

 

Por Jô Lopes - edição Juliska Azevedo, gerente Unicom FIERN