Comitê de Lideranças pela Inovação do RN tem programação de visitas ao Porto Digital e à fábrica da Jeep

31/07/2019   11h20

Uma delegação do Comitê de Lideranças Empresariais pela Inovação no Rio Grande do Norte está com uma programação de dois dias, em Pernambuco, com visitas técnicas ao Porto Digital, ao Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) e unidade industrial da Jeep.

“No Comitê de Lideranças Empresariais, temos como uma das ações estratégicas as visitas aos parques tecnológicos regionais e aos centros de pesquisa, como o ISI-PE. Com isso, garantimos aos empresários uma vivência junto a essas instituições que desenvolvem pesquisas aplicadas e, com isso, eles podem verificar o que esses Centros estão fazendo na relação da indústria com a academia”, afirma Djalma Barbosa da Cunha Júnior, diretor de Inovação do Sistema FIERN.

“É necessário perceber o ambiente desses Centros, verificar como as pessoas estão atuando quanto à temática da inovação e o que podemos fazer para interagir e levarmos exemplos ao nosso Estado, objetivando intensificar as ações industriais e mercadológicas”, acrescentou.

Além de Djalma Barbosa, também integram a missão os diretores da FIERN, Edilson Batista Trindade, Alberto Serejo e José Garcia Nóbrega; a superintendente do IEL, Mária Angélica Teixeira;  as empresárias Tercina Mafalda Suassuna e Romeica Cunha Lima Rosado Batista; os empresários Ednaldo Mendonça Barreto, Vargas Soliz Pessoa; a subcoordenadora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Arlene Freitas Barbosa; e o coordenador de Desevolvimento Energético (SEDEC), Hugo Menezes Fonseca.

Os pesquisadores em Inovação Marcos Cunha Lima Rosado Batista e Hilton Fernandes da Cunha Neto, o consultor Gileno Senna Negreiros, o professor Gláucio Bezerra Brandão (UFRN), a gestora do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação do RN (NAGI), Susie Alves de Macedo; e a analista de inovação, Helen Buonora Vieira também integram a comitiva.

A programação é nesta quarta (31) e na quinta-feira (1º). Nesta quarta, inicia com uma apresentação das atividades do diretor do Instituto SENAI de Inovação (ISI-PE), Sérgio Soares. Logo em seguida, haverá uma visita ao prédio e às atividades do ISI. Depois, a missão vai ao Apolo 235. Ainda nesta quarta-feira, a delegação assiste à apresentação do diretor executivo do Porto Digital, Leonardo Guimarães, e visita o Laboratório de Objetos Urbanos Conectados, Incubadora, Aceleradora.

A programação continua com a visita ao Cesar (Chief Operation Officer) e ao Softex e encerra com uma reunião do Comitê de Lideranças Empresarias pela Inovação. Na quinta-feira, a delegação faz uma visita técnica à Fábrica da Jeep em Pernambuco.