Como o SESI pode ajudar micros e pequenas empresas a atenderem a nova NR1?

16/02/2022   10h46
O Serviço Social da Indústria (SESI) disponibiliza um autosserviço online para que os empresários de micros e pequenos negócios desenvolvam gratuitamente o programa de gerenciamento de riscos (PGR), exigido na nova norma regulamentadora 1 (NR1). No portal SESI Facilita, os usuários inserem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e, no ato, já são informadas se estão enquadradas nas regras para adesão ao serviço.

A plataforma, que conta com sistema de inteligência artificial com mais de 240 atividades industriais, traz um formulário para que empresas informem seu ramo de atividade e a própria plataforma apresenta um rol de processos produtivos que podem ser desenvolvidos, com mapeamento de possíveis riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

Os usuários só precisam selecionar os processos que existem efetivamente na empresa, incluir setores que não foram mencionados e relacionar os funcionários que estão em cada processo produtivo. O sistema se encarrega de fazer as correlações e listar os possíveis perigos existentes em cada processo para que seja realizada a avaliação de riscos. Por fim, o sistema sugere as ações necessárias para que a empresa possa elaborar seu plano de ação para reduzir os riscos encontrados.

De acordo com a gerente-executiva de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Katyana Aragão, o SESI apoia os empresários de micros e pequenas indústrias no atendimento à legislação de segurança e saúde no trabalho  com um sistema inovador, sem custo e fácil de usar.

O relatório gerado após o preenchimento do formulário, composto por um inventário de riscos e um plano de ação, será usado para que o empresário da micro ou pequena indústria faça a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais para atendimento à legislação (NR1).

O SESI Facilita é mais um serviço que integra a plataforma SESI Viva+, de inteligência em gestão de saúde e segurança no trabalho.

Como o SESI pode ajudar micros e pequenas empresas a atenderem a nova NR1?