COMPEM Nacional faz última reunião do ano com retrospectiva de 2020 e palestra sobre perspectivas para as MPMEs

2/12/2020   20h32

 

As perspectivas do governo federal para as micro e pequenas empresas e uma retrospectiva das ações durante ano foram foco da última reunião do ano de 2020, do Conselho Temático de Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte (COMPEM), realizada por meio de videoconferência nesta quarta feira, 2 de dezembro. “Registro a importância da decisão do governo federal em disponibilizar o auxílio emergencial que movimentou a economia no momento da pandemia, através do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da economia, Paulo Guedes. Registro o trabalho da CNI no momento de crise, através do presidente Robson Andrade. E agradeço a toda equipe do COMPEM e aos conselheiros, pelo trabalho realizado durante esse ano difícil. Que possamos ter um ano de 2021 melhor, com mais realizações”, afirmou o presidente da FIERN e do COMPEM, Amaro Sales de Araújo.

 

A reunião contou com participação dos conselheiros, das equipes do conselho e também com a participação do representante da FIERN no COMPEM, o diretor-secretário da federação, Heyder Dantas.

 

 

A palestra Perspectivas do Governo Federal para as MPMEs foi realizada pela Subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismos e Artesanato do Ministério da Economia, Antônia Martins. A subsecretária falou sobre como atravessou o momento de crise e das linhas de atuação da SEM do ministério, como por exemplo, a frente de formalização, que vai além da entrega do CNPJ, mas do acompanhamento para que seja considerado um empreendedor formal; das parcerias, projetos e linhas de acesso ao crédito. Ela ressaltou que desburocratização, acesso a crédito e capacitação para pequenos negócios fazem parte da política nacional para a micro e pequena empresa.

 

Antes da palestra o presidente do COMPEM, Amaro Sales de Araújo, agradeceu o apoio que tem recebido da SEM, do governo, nesse momento difícil, principalmente para o micro e pequeno empresário. Durante todo o ano, o conselho defendeu mudanças no Simples Nacional, implementação do eSocial (sistema digital que centraliza as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das organizações) e acesso ao crédito como pontos fortes da agenda de defesa de interesses das micros e pequenas empresas.

 

 

Durante a reunião, o Secretário Executivo do COMPEM, João Emílio Padovani, e a Especialista em Políticas e Indústria da CNI, Ariene Amaral apresentaram a ‘Retrospectiva das ações do COMPEM em 2020’, e o Gerente de Análise Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marcelo Azevedo, traçou um panorama da pequena indústria no país.

 

 

Conselhos Temáticos

 

Os Conselhos Temáticos são órgãos consultivos da Diretoria da CNI. Formados por 30 representantes de Federações de Indústrias e de Associações Nacionais Setoriais, se reúnem periodicamente para discutir e apresentar informações e propostas que orientam as decisões da diretoria e as ações da CNI na defesa de interesses da indústria brasileira.

 

O COMPEM assessora a Diretoria da CNI com estudos e estratégias relacionadas a questões de interesse das microempresas e empresas de pequeno porte, e tem as seguintes atribuições: acompanhar processos legislativos que têm como objetivo tratamento fiscal e trabalhista diferenciados; propor políticas de acesso ao microcrédito  e ao desenvolvimento das médias, pequenas e microempresas;  e propor políticas de acesso ao mercado externo e fornecer aos órgãos públicos.

 

Por Jô Lopes – Unicom FIERN