Confiança da indústria potiguar modera em julho, aponta sondagem da FIERN

19/07/2022   10h25

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 0,3 ponto em julho de 2022, passando de 56,3 para 56,0 pontos, mostrando que os empresários potiguares estão um pouco menos confiantes do que em junho.  Mas com este resultado o ICEI está 3,8 pontos acima de sua média histórica para meses de julho (hoje em 52,2 pontos), e 2,8 pontos abaixo do indicador de julho de 2021 (58,8 pontos).

Na percepção dos empresários potiguares, as condições atuais dos negócios melhoraram na comparação com os últimos seis meses. Mas o otimismo em relação às expectativas para os próximos seis perdeu intensidade.

A pesquisa mostra, também, que, entre os dois setores analisados, a confiança apontou tendência divergente em julho. Os executivos do segmento Extrativo e de Transformação mostram-se mais confiantes, enquanto os da Construção manifestaram falta de confiança (indicadores acima de 50 pontos indicam confiança e abaixo, falta de confiança).

No que tange aos portes empresariais, verifica-se que a confiança foi mantida, embora tenha perdido força entre as pequenas indústrias e apresentado discreto crescimento entre as médias e grandes.

Comparando-se o ICEI do Rio Grande do Norte com o divulgado no dia 12/07 pela CNI para o Brasil, constata-se que ambos permanecem positivos, apenas com uma discreta divergência no comportamento. Ou seja, enquanto o potiguar recuou 0,3 ponto, o indicador nacional ficou estável em 57,8 pontos.

Portanto, o indicador do conjunto do país continuou acima da média potiguar (56,0 pontos).

Em relação a julho de 2021, o ICEI nacional recuou 4,2 pontos (62,0 pontos). No que se refere ao ICEI do Nordeste, o indicador atingiu 59,3 pontos, ante 58,2 pontos do levantamento anterior, mostrando que os empresários estão mais confiantes.

Na comparação com julho de 2021, o indicador regional ficou praticamente estável, com recuo de apenas 0,2 ponto (59,5 pontos).

Para acessar a íntegra do ICEI-RN favor acessar o link: https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2022/07/ICEI_jul2022.pdf

Para maiores informações sobre o ICEI nacional, favor acessar o link: https://static.portaldaindustria.com.br/media/filer_public/70/68/7068e82c-f069-4353-84d6-d1c77fada10e/indicedeconfiancadoempresarioindustrial_julho2022.pdf