Confiança da indústria potiguar tem nova alta em junho

18/06/2021   10h18

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) subiu 3,8 pontos em junho de 2021, passando de 55,7 para 59,5 pontos, apontando que os empresários potiguares estão mais confiantes do que no levantamento de maio. Destaque-se que esta é a segunda alta seguida do indicador, acumulando aumento de 8,4 pontos no período. Com esse crescimento, o ICEI alcançou o patamar mais elevado para um mês de junho desde 2011, quando o indicador chegou a 61,0 pontos. Além disso, o índice está 5,2 pontos acima de sua média histórica (hoje em 54,3 pontos) e 18,8 sobre o patamar de junho de 2020, quando o ICEI refletia os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 sobre a indústria (39,8 pontos).

A análise dos componentes do ICEI mostra que a evolução positiva do indicador em junho ocorreu tanto devido ao aumento do otimismo em relação aos próximos seis meses quanto à percepção de melhora nas condições correntes dos negócios por parte dos empresários, após três meses apontando piora. Em maio, apenas as expectativas transmitiam confiança aos empresários.

A pesquisa mostra também que executivos dos dois setores pesquisados – Indústria da Construção e Indústrias Extrativa e de Transformação – mostram-se mais confiantes em junho (indicadores acima de 50 pontos). No que tange aos portes de empresa pesquisados, observa-se que as médias e grandes indústrias estão mais confiantes do que no levantamento anterior, enquanto as pequenas voltaram a mostrar confiança.

Comparando-se o ICEI do Rio Grande do Norte com o divulgado dia 14/06 pela CNI para o Brasil, tem-se, nos dois casos, aumento no nível de confiança. O indicador nacional registrou alta de 3,2 pontos em junho, passando de 58,5 para 61,7 pontos, e ficou acima do indicador potiguar (59,5 pontos). Com esse resultado, o ICEI do conjunto do país, aponta o segundo avanço consecutivo, acumulando expansão de 8,0 pontos no intervalo, e se aproxima de patamares observados no segundo semestre de 2020, período de forte recuperação da economia brasileira. Além disso, o indicador encontra-se 7,8 pontos acima de sua média histórica (agora em 53,9 pontos) e 20,5 pontos sobre o índice de junho de 2020 (41,2 pontos).

Quanto ao ICEI do Nordeste, o indicador atingiu 60,5 pontos, 4,3 pontos a frente do valor registrado em maio (56,2 pontos) e 19,1 pontos superior ao índice de junho de 2020 (41,4
pontos).

Para conferir a íntegra do ICEI-RN os interessados podem acessar o link: https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2021/06/ICEI_jun2021.pdf

Para maiores informações sobre o ICEI nacional e das regiões, favor acessar o link: http://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/icei-indice-de-confianca-do-empresarioindustrial/

Os dados são da Unidade de Economia do Sistema FIERN.

Postagem: JoLopes