Confiança da indústria potiguar se intensifica em dezembro

21/12/2020   12h30

 

 

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de dezembro de 2020 ficou em 60,9 pontos, o que representa aumento de 2,9 pontos na comparação com novembro (58,0 pontos). O nível atual do ICEI potiguar é 6,7 pontos superior à sua média histórica (hoje em 54,2 pontos). Desde agosto, o índice retrata confiança, ou seja, registra valores acima da linha divisória de 50 pontos, acumulando alta de 17,2 pontos no período.

 

A análise dos componentes do ICEI mostra que a evolução positiva do indicador em dezembro ocorreu tanto devido ao aumento do otimismo em relação aos próximos seis meses quanto à percepção de melhora nas condições correntes dos negócios por parte dos empresários. A pesquisa mostra também que a confiança dos empresários das Indústrias Extrativas e de Transformação aumentou em relação ao levantamento anterior, enquanto na Construção ela foi menor do que em novembro. No que tange aos portes de empresa avaliados, verifica-se que as médias
e grandes indústrias demonstram maior confiança, enquanto as pequenas evoluíram de neutras para confiantes.

 

 

Comparando-se o ICEI do Rio Grande do Norte com o divulgado dia 10/12 pela CNI para o Brasil, tem-se, nos dois casos, confiança em patamar elevado. O indicador nacional, no entanto, ficou praticamente estável na comparação com o mês anterior (variação de 0,2 ponto), passando de 62,9 para 63,1 pontos, situando-se acima da média potiguar. Com esse resultado, o ICEI do conjunto do país, encontra-se 9,4 pontos acima de sua média histórica
(agora em 53,7 pontos) e 1,2 ponto abaixo do índice de dezembro de 2019 (64,3 pontos). Quanto ao ICEI do Nordeste, o indicador atingiu 62,0 pontos, 0,5 ponto acima do valor registrado em novembro (61,5 pontos) e 1,7 ponto aquém do índice de dezembro de 2019 (63,7 pontos).

 

Em dezembro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) potiguar, elaborado com base na Sondagem realizada entre os dias 1º e 11 do mês, cresceu 2,9 pontos, passando de 58,0 para 60,9 pontos, revelando que os empresários potiguares estão mais confiantes do que no levantamento anterior. Com esse aumento, o ICEI chegou ao maior valor para um mês de dezembro da série histórica iniciada em 2010. Na comparação com dezembro de 2019, o ICEI avançou 0,5 ponto (60,4 pontos).

 

Para acessar o ICEI-RN na íntegra clique no link abaixo:

 

https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2020/12/ICEI_dez2020.pdf

 

Para maiores informações sobre o ICEI nacional e das regiões, favor acessar o link:

https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/icei-indice-de-confianca-do-empresarioindustrial/

 

Fonte: – Unidade de Economia e Pesquisa da FIERN – Gerente: Sandra
Lúcia Barbosa Cavalcanti – Elaboração: Silvana Maria de Araújo

 

Postagem: Jô Lopes - Unicom FIERN