Congresso Brasileiro de Águas Minerais discute tecnologias e competitividade

5/09/2018   14h51

 

Os empresários e técnicos que atuam no setor de água mineral do país estão reunidos, em Natal, onde participam do 27º congresso brasileiro do setor, aberto nesta quarta-feira, 05. O encontro, promovido pela Abinam (Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais), tem a participação de envasadores, fornecedores, distribuidores, autoridades e especialistas, que estarão reunidos até a próxima sexta-feira, período no qual vão discutir temas relacionados com a “Inteligência Artificial e Fidelização na Conquista de Novos Consumidores”.

 

“Trata-se de um evento muito importante uma vez que aborda um setor empresarial que tem expressão e relevância, o de água mineral, que vem sofrendo forte pressão de uma concorrência desleal. Por isso, é oportuno que empresários de todo o país estejam aqui para debater o fortalecimento dessa indústria”, destacou o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo (abaixo), ao abrir o Congresso.

 

 

Ele acrescentou que esses encontros são fundamentais para que os empresários se mantenham atualizados sobre as tendências, regulamentação e as medidas para desburocratização. “As empresas buscam ser cada vez mais competitivas e estão procurando estarem preparadas para a questão da inteligência artificial e sobre ações que levem à fidelização e à conquista de novos consumidores”, disse.

 

 

Presidente desta edição do Congresso Brasileiro de Águas Minerais, o Diretor-primeiro tesoureiro do Sistema FIERN, Roberto Serquiz (acima), disse que o evento vai aprofundar as discussões sobre o momento pelo qual passa o setor. “Há uma concorrência que diria desproporcional, uma vez que estão no mercado 21 indústrias de águas minerais e 20 de água adicionadas com sais. O equilíbrio competitivo é o maior desafio do setor e está entre os assuntos da pauta principal do Congresso. Vamos discutir esse tema para buscar esse equilíbrio, afinal a competição é importante, mas em condições iguais. É esse o caminho que temos que trilhar”, disse Roberto Serquiz.

 

O Presidente do Sindicato da Indústria de Cerveja, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral (Sicramirn), Djalma Barbosa Júnior (abaixo, primeiro à esq, na primeira fila) lembra que este é o terceiro congresso nacional do setor realizado no Rio Grande do Norte. “Essas ocasiões são sempre excelentes oportunidades para os empresários locais e da região acompanharem as novas tendências e inovações tecnológicas, além de terem uma aproximação entre aqueles que atuam no segmento, melhorando a coesão para encontrar soluções e alternativas de sustentabilidade”, comentou.

 

 

Ele também destacou que, durante o Congresso, vai mediar uma mesa redonda sobre as diferenciações das águas minerais e adicionadas. “Teremos a oportunidade de conhecer o plano de trabalho que a Anvisa preparou para a diferenciação. A principal questão hoje é tirar dúvidas sobre a legislação, uma vez que há normas, mas é preciso saber se estão sendo cumprindo ou não, porque a fiscalização pode ser lenta ou precária”, afirmou.

 

Além dos debates que envolvem essa diferenciação entre água mineral e adicionada, durante o Congresso estão sendo realizados painéis sobre desafios do varejo 4.0, nova tendência de mercado que congrega “internet das coisas”, inteligência artificial, realidade virtual, mobile e aplicativos.

 

“No encontro há uma atualização e um definição de rumos para a indústria de águas minerais naturais diante dos desafios da atual instabilidade econômica e da necessidade de acompanhar as novas tendências de mercado”, disse o presidente da Abinam, Carlos Alberto Lancia.

 

Também participaram da abertura do Congresso o senador Garibaldi Filho (MDB), o suplente de senador Jean Paul Prates (PT), Ricardo Parayba (diretor da Agência Nacional de Mineração), Vicente Lôbo (secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia), Marcelo Tunes (diretor do Instituto Brasileiro de Mineração), César Dib (primeiro vice da Abinan) e Petra Sanchez, presidente do Comitê científico da Abinam.

 

Paralelamente ao Congresso, acontece a Expo-Abinam’2018, principal feira comercial do setor que reúne empresas da cadeia produtiva para apresentar novidades, tendências de insumos, serviços e produtos para a indústria de águas minerais naturais, fomentando prospecção de novos clientes e fechamento de negócios.

 

Outro destaque do evento é o Bar das Águas. Criado em 2003, o espaço é dedicado à apresentação, degustação e valorização da diversidade das águas minerais naturais, contribuindo para que o produto seja, cada vez mais, quesito imprescindível na alta gastronomia.

 

 

 

Por Aldemar Freire
Unicom/FIERN (05.09.2018)