Conselheiros regionais conhecem SESI Escola de São Gonçalo, que é referência no uso de tecnologia na educação

24/09/2021   12h49

Os conselheiros regionais do SESI-RN visitaram, na manhã desta sexta-feira (24), as instalações da SESI Escola de São Gonçalo do Amarante, uma unidade que dispõe de recursos inovadores para o ensino fundamental II e médio, como lousas digitais interativas, impressoras 3D e robótica — além das instalações amplas e modernas. Durante a visita, conheceram o projeto de reforma e ampliação pela qual passa a escola e estiveram nos diversos ambientes da unidade, como auditório, salas de aulas, laboratórios, ginásio e arena de robótica, conversaram com gestores e professores e acompanharam hasteamento das bandeiras, ao lado do presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo.

O superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins, informou que, com condições tecnológicas diferenciadas a SESI Escola de São Gonçalo do Amarante é, atualmente, referência nacional para a rede de ensino do Serviço Social da Indústria. Tanto é assim que teve o segundo melhor desempenho entre as escolas do SESI no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Durante a visita, os gestores do SESI-RN e diretores da escola mostraram aos conselheiros outros diferenciais que asseguram a qualidade do ensino. A escola — que tem condições especiais para matrícula dos filhos e dependentes dos industriários e também está ao público em geral — , dispõe de impressoras 3D para desenvolvimento de protótipos. Além disso, as lousas digitais interativas garantem a manutenção do interesse dos alunos durante as aulas e transmissão de conhecimento mais eficaz. A Arena de Robótica também assegura o incentivo ao estudante pela tecnológica e a ciência. Juliano Martins explicou que esses investimentos permitem ao professor uma transmissão de informação eficiente. E a escola, disse, também se preocupa com a formação integral no aluno.

Ele destacou que a reforma da SESI Escola de São Gonçalo, no térreo, está concluída, o que permite o funcionamento híbrido (presencial e online) sem interrupção. No pavimento do primeiro andar, as obras estão em andamento e devem ser concluídas em novembro. Quando a execução do projeto de ampliação estiver totalmente pronto, a escola terá capacidade para mil alunos.