Consultor apresenta versão preliminar atualizada do MAIS RN à Diretoria da FIERN

20/07/2018   14h55

O diretor da empresa de consultoria Macroplan, Cláudio Porto, apresentou nesta sexta-feira, 20, na reunião da Diretoria da FIERN, na Casa da Indústria, uma versão preliminar do projeto de desenvolvimento MAIS RN, que está sendo revisado e será lançado no dia 16 de agosto.

A primeira versão do projeto foi lançada em julho de 2014 e aponta os caminhos para o Rio Grande superar as dificuldades, projetando um processo contínuo de desenvolvimento até 2022.

Cláudio Porto dividiu sua apresentação em quatro grandes eixos e premissas. Os eixos foram os seguintes: O RN numa perspectiva comparada {com outros estados}; Pontos fortes, potencialidades e melhorias recentes do RN; Debilidades, vulnerabilidades e estrangulamentos críticos; Propostas dos empresários para 2019/2022.

As quatro premissas apontadas pelo consultor foram Seletividade (foco exclusivo no que é decisivo para o futuro do RN e dos negócios privados até 2022); Realismo (ambição “calibrada” pelo cenário e fortes restrições fiscais, político-institucionais e financeiras do país e do RN); Protagonismo solidário (o cenário de dificuldades estimula a busca de união e a solidariedade de todos os potiguares: todos terão que sacrificar ganhos ou mesmo direitos no curto prazo, para evitar a continuidade da trajetória de decadência do estado); Alinhamento com as agendas da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Durante a reunião, Cláudio Porto traçou um quadro preocupante da atual situação do estado, a partir de números atualizados coletados em várias áreas e instituições e também comparados aos dos demais estados da Federação.

Fazendo referência ao tempo de um mandato executivo, disse que é impossível resolver todas as questões levantadas em quatro anos. “Estamos numa situação muito desafiante, é possível reverter o quadro, mas não dá mais para errar”, afirmou o consultor, que defendeu a união dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e setores organizados da sociedade para “evitar a tragédia”.

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, reconheceu que os números preliminares apresentados pela Macroplan são assustadores, mas que existe saída. “Precisamos de medidas de coragem para tirar o nosso estado da crise e fazê-lo crescer novamente”, disse Amaro Sales.