Consultor Marcos Kawagoe debate produtividade industrial na FIERN

27/08/2019   17h56
  1. Consultor Yoshikazu Kawagoe

‘Sucesso na crise: aumento da produtividade, fazendo mais com menos’ foi o tema do Diálogo Industrial, realizado nesta terça-feira, 27, na Casa da Indústria. O evento é parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA-FIERN), e trouxe como palestrante o engenheiro de produção e consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marcos Kawagoe, com 26 anos de experiência indústrial, que trabalhou com empresas como EMBRAER, Saint Gobain e Accenture.

Ele apresentou vários métodos para aumento da produtividade que inclui, 5S, Poka-yoke, utilizando todos para aumento de produtividade, qualidade e competitividade pela filosofia Lean manufacturing (manufatura enxuta – também chamado de Sistema Toyota de Produção). “Cada empresa tem que pensar em como fazer seu processo aplicando as ferramentas corretas para promover o aumento da produtividade”, afirmou o palestrante.

Marcos Kawagoe explicou ainda, que a eficiência empresarial está atrelada em resultados e processos. “A organização faz a diferença nos processos produtivos. Uma indústria forte começa com uma boa produção”, completou.

Outro ponto enfatizado por Marcos Kawagoe para aumento da produção foi a redução de desperdícios. “É preciso maximizar o tempo fabricando, ter o tempo realmente utilizado para o trabalho, minimizar transporte e evitar produzir mais do que precisa, porque isso também gera desperdício”, afirmou.

Essa nova edição do PDA tem programação em Natal (27/08), na Casa da Indústria, e continua em Caicó, no dia 28/08, no SENAI Manoel Torres, das 18h às 20h; em Mossoró, no dia 29/08, no SENAI Ítalo Bologna, das 18h às 20h.

O evento, uma parceria com FIERN, CNI e SEBRAE, contou com participação do vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo; superintendente corporativo, Gláucio Wanderley; diretor de inovação, Djalma Júnior; presidente do SINDFRUTAS, Ricardo Valença; vice-presidente do SIMETAL, Tercina Suassuna; presidente do SIMARGRAN, Francisco Nunes, além de vários outros empresários e gestores do Sistema.

Marcos Kawagoe

O palestrante tem vivência internacional (EUA por diversas vezes, França, Espanha, Portugal, República Tcheca, Inglaterra, Japão e Cingapura) em programa global e desenvolvimento de fornecedores em Lean. Implementação de unidade fabril na China. Familiaridade com diferentes culturas organizacionais e gestão de mudança. Ele atua na gestão de projetos para implantação de Lean Manufacturing e Lean Office, Sistema Just-In-Time/Kanban, ISO-9000, Logística em Fornecedores, Suprimentos, Reengenharia e ERP SAP R/3.

Programa de Desenvolvimento Associativo

Criado desde 2007, como instrumento da CNI e das federações de indústrias para fortalecer a representação sindical empresarial, o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) atua em cinco eixos: Relacionamento Sindical, Formação de Líderes e Executivos Sindicais, Gestão e Comunicação Sindical, Inteligência Sindical, Serviços dos Sindicatos.

Por Jô Lopes – jornalista – Unicom/Sistema FIERN