Colaboração entre indústria e varejo levam à satisfação dos consumidores, diz consultores

18/06/2019   13h38

A colaboração entre a indústria e o varejo foi um dos destaques das palestras durante o Workshop ECR Regional (Efficient Consumer Response – Resposta Eficiente ao Consumidor), na manhã desta terça-feira (18), no auditório Albano Franco, na Casa da Indústria, sede do Sistema FIERN. O evento destaca as inovações em processos e soluções logísticas que podem proporcionar melhoria da produtividade e do atendimento aos clientes.

Ao abrir o workshop, o diretor tesoureiro do Sistema FIERN, Roberto Serquiz, apontou a importância de avançar nas parcerias para que se tenha um resultado positivo no relacionamento com os consumidores. Para ele, potencializar essa colaboração é, hoje, mais do que uma tendência, uma realidade da qual as empresas não devem se afastar.

Presidente da ASSURN (Associação dos Supermercados do RN), Nelson Leiros, disse que ao tratar de ECR as entidades que promovem o evento mostram como as soluções desenvolvidas por essa ferramenta podem assegurar benefícios às cadeias produtivas, uma vez que isso resulta em melhorias nas condições de logísticas.

Coube ao diretor regional da ECR, Simone Cioccolani destacar as mudanças que os programas desenvolvidos a partir deste conceito aproximam a indústria e o varejo em prol da satisfação do consumidor. Ele explicou que a ECR, associação mundial criada nos anos 1980, garante essa aproximação e apresentar soluções para problemas comuns.  Segundo Simone Cioccolani, um dos resultados da associação pode ser observado no combate às rupturas de estoques e com projetos de integração logística.

Palestrante do workshop, a consultora organizacional Kelly Malheiros, sócia-fundadora da KM Partners, detalha a “colaboração como fator indispensável para a longevidade empresarial”. Ela destacou a importância do treinamento dos colaboradores. Para Kelly Malheiros, esse treinamento precisa incluir os colaboradores que têm função de gerência, uma vez que sem o envolvimento das lideranças, dificilmente uma empresa consegue fazer as mudanças necessárias.

Ao longo do workshop, também houve o painel “Eficiência e Produtividade” com palestras do CEO da Goldratt Consulting Brasil, Áureo Villagra, com o tema “Inovação na conexão varejo-indústria: uma abordagem israelense”;  de Giovanni Materzanini, auditor de processos da Temsi do Brasil, que falou sobre “Produtividade na indústria e no varejo”; do CEO da FTLOG, Felipe Trigueiro, que abordou “Logística reversa eficiente”; e de Antônio Rodrigues, diretor de logística da Betânia Lácteos, com uma apresentação sobre “Projeto colaborativo logístico”. O último painel foi com o gerente de categorias da Nagem, Daniel Firmo Leão.