Corredor Verde Mobilidade Elétrica, que interliga seis estados, é apresentado durante workshop

25/08/2022   19h01

Com objetivo de investir no estímulo à utilização de carros elétricos, foi apresentado durante 1º Workshop Brasil-Alemanha de Veículos Elétricos, o projeto do Corredor Verde Mobilidade Elétrica, que é o maior do Nordeste ligando as cidades de Natal a Salvador passando por João Pessoa, Recife, Aracaju e Maceió.

O gerente Corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Neoenergia, José Antônio de Souza Brito, abordou, em sua palestra, sobre o crescimento da mobilidade elétrica e que há um grande potencial em ampliar isso. “Há um estudo que mostra que, até 2030, serão dois milhões de carros elétricos”, disse.

O Corredor Verde é resultado de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica da Neoenergia, que integra planos da companhia em investir no estímulo de utilização de veículos elétricos e no processo de descarbonização da economia.

O corredor tem mais de 1.100 quilômetros de extensão e uma estrutura que conta com 18 pontos de abastecimento ao longo das vias que ligam os estados e em áreas urbanas.

Depois da conclusão, o corredor verde passa por 70 municípios e contribui para que milhares de pessoas possam aderir à mobilidade elétrica de forma mais sustentável. “O uso do carro elétrico diminui a emissão de gases de efeito estufa”, disse José Antônio de Souza.

Representando o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, no encerramento do vento, o diretor primeiro tesoureiro da Federação, Roberto Serquiz, parabenizou a todos os envolvidos no workshop e todo o trabalho desenvolvido no evento.

Serquiz ressaltou a atuação do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) favorecendo a mudança da matriz energética do país. “CTGAS está preparado e é referência nacional”, afirmou. Ele lembrou que ao longo do evento foi abordado temas que favorecem a descarbonização e ligados ao consumo da energia.

Após o workshop, os participantes foram conhecer o modelo do buggy elétrico que estava no estacionamento da Casa da Indústria, além da exposição de veículos de empresas parceiras que estavam no evento.