Curso eSocial é realizado no Escritório do Empreendedor no Via Direta

11/07/2019   15h47

 

O Instituto Euvaldo Lodi realizou, na tarde desta quarta-feira (10), o encerramento do Curso de eSocial, com a consultora Lieda Scout, com finalidade de apresentar os aspectos relacionados à Legislação Trabalhista e os eventos do eSocial. O curso foi realizado através do Balcão do Sistema FIERN, presente no Escritório do Empreendedor, no Shopping Via Direta. Participaram do curso as indústrias Tapuio, Potiporã, Afrodite, entre outras.

 

De acordo com Franci Araújo, Agente de Mercado do Sistema FIERN no Escritório do Empreendedor, o objetivo da FIERN no Escritório do Empreendedor é atender as empresas possibilitando a aproximação com o Sistema, além de oferecer serviços disponibilizados pela FIERN/SESI/SENAI/IEL.

 

 

Entre os esclarecimentos em pauta, a polêmica em torno do suposto fim do eSocial, que na verdade não irá acabar, mas em 2020 será substituído por dois sistemas, um para a Receita Federal, e outro para o Trabalho e Previdência.

 

A afirmação foi feita à imprensa pelo Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, na terça-feira (9). O eSocial é uma plataforma de registro informações para o cumprimento de obrigações trabalhistas, tributárias e previdenciárias. “O fato de serem dois sistemas não quer dizer que vai aumentar a complexidade. Serão dois sistemas bem mais simples, esse é o nosso compromisso”, disse o secretário.

 

Até ser substituído, em janeiro de 2020, o eSocial será simplificado. Ao longo dos próximos meses as informações exigidas no sistema serão reduzidas em 40% a 50%.  A partir de janeiro deste ano, empregadores do Simples Nacional (incluindo MEI), empregadores pessoa física (exceto doméstico), produtor rural PF e entidades sem fins lucrativos foram obrigados a aderir ao sistema.

 

 

Desde julho do ano passado, empresas de médio porte (que faturam entre R$ 4,8 milhões e R$ 78 milhões) passaram a ter que enviar seus dados ao sistema, que já era obrigatório desde janeiro para as grandes. E desde novembro de 2018, as micro e pequenas e os MEI (microempreendedores individuais) também passaram a ser obrigadas a usar o sistema.

 

 

Consultora – O Curso foi ministrado pela consultora Lieda Amaral de Souza, Graduada em Ciências Contábeis (UFRN), Mestrado em Engenharia da Produção (UFRN), Doutorado em Tecnologia e Sistemas de Informações (Uminho em defesa), Consultora do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Especialista em Compliance, Riscos e eSocial. Corresponsável pelo Projeto de unificação das Receitas Federal e Previdenciária. Membro do Painel de Especialistas do Fundo Monetário Internacional, Consultora e Instrutora das Nações Unidas. Conferencista e painelista em eventos nacionais e internacionais. Participou de missões em diversos países, dentre os quais Estados Unidos, México, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Espanha, Moçambique, Argentina, Chile e outros. Pesquisadora nas áreas de Finanças, Empreendedorismo e Inovação.