Defesa de interesses da indústria junto ao Poder Executivo foi tema da reunião de diretoria da FIERN

22/06/2022   19h31

A atuação da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) junto ao Poder Executivo foi tema central da reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), nesta quarta-feira (22). O Gerente-Executivo de Relacionamento com Poder Executivo da CNI, Pablo Silva Cesário, falou aos dirigentes da FIERN sobre como a organização defende os interesses da indústria junto ao Governo Federal.

Por videoconferência, Cesário explicou que, para atingir o objetivo de dialogar com o governo, a Gerência-Executiva de Relacionamento com o Poder Executivo (COEX) conta com 563 representantes em 205 órgãos colegiados de Ministérios, agências reguladoras e conselhos de diversas áreas.

O trabalho acontece com antecedência, identificando as pautas importantes a serem debatidas e o posicionamento da CNI em cada assunto e, em seguida, realizando campanhas de sensibilização dos tomadores de decisão do Poder Executivo. Diante disso, é dividido em um período “pré-legislativo”, onde os principais pontos para regulamentações e normatizações são debatidos, e “pós-legislativo”, quando são destrinchadas as possibilidades de atuação.

“Em oito anos de monitoramento, temos uma taxa de sucesso perto dos 80% nas campanhas que realizamos. Em comparação às outras gerências de relacionamento da CNI, é um número elevado”, destaca Cesário. Apenas em 2022, a COEX já realizou 118 reuniões com o governo federal em colegiados de diversos temas.

“É muito importante essa defesa dos interesses da indústria junto aos tomadores de decisão do país”, afirmou o presidente da FIERN, Amaro Sales. “Parabenizo o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, por esse trabalho significativo”, completou.

Na apresentação, Cesário ressaltou que os diálogos da COEX vão além do governo. “Além da atuação junto ao governo, também dialogamos com movimentos sociais e, nesse momento que antecede as eleições, buscamos conversar com pré-candidatos”, afirmou o gerente. “Estamos elaborando um documento para os candidatos à Presidência da República com o que precisa ser feito nos 100 primeiros dias de governo para mostrar compromisso com a produtividade do país”, completou.

Conhecendo a Indústria

O gerente da COEX ainda mencionou o programa Conhecendo a Indústria, que leva representantes e tomadores de decisão de diversos órgãos dos poderes da República para conhecerem a realidade do setor. “Muitos burocratas, que têm conhecimento da elaboração de leis, não conhecem a realidade da indústria, por isso levamos eles para que possam saber como é a vida real, no chão de fábrica”, afirma Cesário.

O Rio Grande do Norte vai sediar uma edição desse programa para mostrar os desafios e oportunidades que a indústria do hidrogênio verde traz para o Brasil nos dias 23 e 24 de junho. Representantes da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEÓLICA), de quatro Ministérios do governo – da Educação (MEC), de Minas e Energia (MME), da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Economia (ME) – além da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Senado Federal e da Câmara dos Deputados participam

“A escolha por Natal é fantástica porque é claro o potencial que o estado tem no campo das energias renováveis. A ideia é sensibilizar esses agentes sobre toda a regulamentação que esse setor vai necessitar para garantia dos avanços que promete”, disse Cesário.

Potencial com energias renováveis e novo mercado de gás

Ainda na reunião da diretoria, ao comentar as atividades do mês de junho, o presidente Amaro Sales destacou os acontecimentos nos setores de gás e de energias renováveis no estado, como a realização Conhecendo a Indústria do evento “Novo Mercado do Gás”, no auditório Albano Franco, na Casa da Indústria, e a aprovação do PL do Gás pela Assembleia Legislativa do estado. O desenvolvimento do texto, que regulamenta o mercado de gás encanado no estado, contou com a atuação direta da FIERN.

“Com os avanços nesses setores, o Nordeste deixa de ser um problema e passa a ser a solução para o país”, disse Amaro Sales.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico do RN e Vice-presidente da FIERN, Silvio Torquato, participou da reunião de diretoria e também ressaltou a capacidade de geração de energia limpa do estado. “O RN é onde temos os melhores ventos e temos a melhor costa par a instalação de indústrias de geração de energia limpa”, afirmou.

Já o diretor do MAIS RN, Marcelo Rosado, que é representante da FIERN no Fórum de Petróleo e Gás do RN, ressaltou que, com o texto aprovado pela ALRN, o estado torna-se o 2º mais competitivo para investimentos no setor de gás, ficando apenas atrás da Bahia. “Já entre os estados com legislação aprovada, podemos ser o primeiro, uma vez que a Bahia tem apenas um decreto estadual que regulamenta o setor”, declarou Rosado.