Delegação da FIERN participa do Encontro Econômico Brasil Alemanha

25/06/2018   08h45

Presidente da BDI, Dieter Kempf, defendeu mercado globalizado e teceu críticas à política econômica dos EUA na abertura do EEBA

A defesa do livre mercado, estreitamento das relações entre Brasil e Alemanha e a necessidade do acordo comercial Mercosul e União Europeia deram a tônica do discurso na abertura oficial do 36º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), na manhã desta segunda-feira (26), em Colônia, na Alemanha. O encontro reúne empresários, industriais, autoridades governamentais, gestores e pesquisadores dos dois países e é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias Alemãs (BDI), com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK).

Liderada pelo presidente Amaro Sales de Araújo, a delegação da FIERN participa do evento para aprofundar relações institucionais, oportunizar novos negócios e divulgar a edição 2019 do EEBA, que acontecerá em Natal, em outubro do próximo ano.

O presidente da BDI, Dieter Kempf, defendeu o livre mercado globalizado e teceu duras críticas a política econômica dos EUA, que tem prejudicado investimentos em todo o mundo. “Os problemas só podem ser resolvidos de forma conjunta, com o sistema globalizado e de comércio livre e não com o regresso ao espírito nacional na política econômica”, disse. Para ele, o acordo comercial do Mercosul e Comunidade Europeia é um instrumento bilateral importante para a economia e relações dos países da América do Sul e Europa.

O vice-presidente da CNI, Paulo Tigre (acima), enfatizou a relevância do fluxo comercial entre os dois países e como o acordo comercial, em vias de ser aprovado, poderá impulsionar ainda mais esta relação e estimular novos negócios. Atualmente, a Alemanha é o sétimo principal destino das exportações brasileiras e o quarto maior mercado em importação para o Brasil. Tigre também defendeu o término da legislação de dupla tributação, parcerias para melhoria e expansão de malha ferroviária eficiente no Brasil, importantes para a instalação da indústria 4.0, além do fortalecimento e ampliação do ensino dual brasileiro, difundido pelo SENAI.

A prefeita de Colônia, Heniette Reker (acima) 0, destacou as relações econômicas entre os dois países e a importância do EEBA, considerado a principal conferência para as relações Brasil-Alemanha. “O EEBA dura dois dias, mas a oportunidade de negócios se estende para além do evento, e eu espero que intensifique o intercâmbio e interação entre empresários, indústrias e governos do Brasil e Alemanha”, destacou.

Para o Ministro da Economia, Stephan Holthoff PFortner, as relações com o Brasil ultrapassam o âmbito econômico, de relações comerciais, devido ao grande número de brasileiros vivendo em Colônia, além da paixão por futebol e carnaval. Ele cita ainda a cooperação entre universidades e diversos setores da indústria que serão ainda mais fortalecidas com o acordo comercial. “Com a integração das economias e do mundo comercial global, que o acordo proporcionará, será uma grande contribuição ao maior desenvolvimento a partir do livre comércio internacional e troca de conhecimentos, em que poderemos apoia com cooperação em energias renováveis, infraestrutura digital, tecnologias e indústria 4.0”, afirma.

Em seguida à abertura, o secretário de Estado de Economia e Energias, Oliver Wittker, apresentou o primeiro painel da programação sobre Políticas Econômicas e Comerciais.

A delegação da FIERN é formada, além de seu presidente, pelos também presidentes da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, da Fetronor, Eudo Laranjeiras, do 1º vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo, dos diretores Heyder Dantas, Alberto Serejo, Djalma Barbosa Júnior, Roberto Serquiz, José Garcia da Nóbrega, Francisco Vilmar Pereira e Francisco Pereira Soares, da gestões da Unidade Indústria do SEBRAE-RN, Lorena Roosevelt, do superintendente de relações institucionais Hélder Maranhão e do gerente do CIN/FIERN, Luiz Henrique Guedes. Também fazer parte da comitiva o secretário adjunto de Desenvolvimento do RN, Otomar Lopes, e o Cônsul Alemão no Rio Grande do Norte Axel Geppert.

Presidente da BDI, Dieter Kempf, e o presidente da FIERN, Amaro Sales

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, por meio do presidente Amaro Sales, em parceria com a BDI,  ofereceram o almoço “Picanha com kölsch” aos participantes do evento, nesta segunda-feira. Amaro convidou a todos para conhecer Natal, capital do Rio Grande do Note, que sediará o encontro em 2019.