Deputado apresenta ao presidente da FIERN programação do Fórum do Semiárido

27/02/2020   13h27

O 1º Fórum de Desenvolvimento do Semiárido vai reunir, em Mossoró, ministros, empresários, gestores de órgãos públicos que atuam na região, lideranças dos setores produtivos, representantes de países como Israel, China, Espanha e Estados Unidos, além de universidades e entidades internacionais de fomentos e pesquisa. O presidente da República, Jair Bolsonaro, foi convidado para abrir o evento, no dia 27 de maio, e o vice, Hamilton Mourão, para a solenidade de enceramento, no dia 29 do mesmo mês.

Essas informações sobre o Fórum de Desenvolvimento do Semiárido foram apresentadas pelo deputado federal Eliéser Girão Monteiro Filho (PSL-RN), durante visita ao presidente da FIERN e da Associação Nordeste Forte, Amaro Sales de Araújo, na quinta-feira (27/02), no gabinete da Presidência da Federação das Indústrias.

“Tratamos de um tema, desenvolvimento regional, a respeito do qual a FIERN e a Associação Nordeste Forte têm uma preocupação. Além disso, sempre participamos das discussões que abordam o assunto”, afirmou Amaro Sales, logo depois de receber o deputado. “Esse Fórum, a respeito do qual o parlamentar fez uma apresentação e está coordenando, será uma oportunidade para o Rio Grande do Norte. Na ocasião, vamos discutir questões relevantes para o Estado. A decisão de realizar o Fórum em Mossoró, município reconhecido como a capital do Semiárido, foi oportuna”, acrescentou.

O deputado General Girão coordena a Frente Parlamentar em Prol do Semiárido. “Nas atividades da Frente, identificamos a necessidade de elaborarmos propostas de políticas públicas com foco no Nordeste e, principalmente, no Rio Grande do Norte. Então chamados a Codevasf  (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) para nos assessorar em relação ao que poderíamos fazer, o que apontou para a necessidade de um Plano de Desenvolvimento do Semiárido. E, para isso, haverá esse Fórum de 27 a 29 de maio, em Mossoró”, afirmou o deputado.

“As indústrias e as empresas dos demais setores econômicos da região nordeste, além os órgãos públicos devem participar, porque despertamos até interesse de outros países para essas discussões ”, acrescentou General Girão. Ele explicou que, a partir da discussão do Fórum, será elaborado o Plano de Desenvolvimento do Semiárido.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, vai participar do evento, em maio. O presidente Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão foram convidados e as assessorias estão avaliando se vai ser possível incluir a programação em suas respectivas agendas.

Na reunião desta quinta-feira entre o deputado e o presidente da FIERN também estiveram presentes os assessores parlamentares Emídio Vieira de Melo Filho e Domingos Sávio Batista Guará e o consultor da Federação das Indústrias José Bezerra Marinho.

Por Aldemar Freire – jornalista – Unicom Sistema FIERN