Dia do Meio Ambiente tem lançamento de programa de reciclagem com participação da FIERN

5/06/2021   12h43

O Dia do Meio Ambiente, neste sábado, 5 de junho, foi marcado, em Natal, pelo lançamento do Projeto RN + Limpo, que deve promover campanhas para o correto descarte de resíduos eletroeletrônicos no Rio Grande do Norte, por intermédio da educação ambiental e instalação de pontos de coletas. O lançamento foi durante encerramento da Semana do Meio Ambiente, no Parque da Dunas, com transmissão ao vivo pelo Instagram, sem a presença de público. O diretor tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, participou do evento, ao acompanhar a transmissão online, e o presidente do Sindicato da Indústria do Reciclagem e Descartáveis do RN (SINDRECICLA), Etelvino Patrício de Medeiros, foi um dos representantes das entidades que estavam no local da programação.

 

“Esse projeto deve ser reconhecido como uma boa prática, implementada agora para um setor específico, o dos eletrônicos, mas que pode ser ampliado para outros segmentos que precisam ter o incentivo para a reciclagem, como plásticos e metais”, afirmou Roberto Serquiz.

 

“A iniciativa é positiva e deve ser parabenizada, porque o programa expõe a necessidade de uma análise especial sobre o descarte de resíduos, que ao invés de serem enterrados, podem ir para o ‘segundo processo’. Daí a importância deste evento, que mostra a relevância da indústria da reciclagem. Essa indústria é solução para os resíduos, desde que projetos desta natureza sejam executados”, acrescentou Roberto Serquiz.

 

Etelvino Patrício, durante pronunciamento no lançamento do programa, também ressaltou que, a exemplo da iniciativa para eletrônico, o projeto pode ser ampliado para a reciclagem de outros materiais, o que contribuiria para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte.

 

O RN + Limpo foi lançado em uma parceria entre Idema, Caern, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Circular Brain e Natal Reciclagem.

 

Serão instalados 25 coletores distribuídos pela Natal e região metropolitana. Cajueiro de Pirangi, sede do Idema e Parque das Dunas estarão entre os locais com pontos de coleta.

 

 

Durante o lançamento do programa, vice-governador Antenor Roberto disse que a iniciativa é oportuna, porque “o descarte inadequado [de materiais eletrônicos e outros resíduos] tem um impacto que precisa ser levado em conta”. “Devemos encontrar um mecanismo econômico para que os programas voltados ao meio ambiente tenham sucesso, inclua pessoas, então, esse tipo de mobilização aumenta a possibilidade de êxito”, disse.