Dia Nacional das MPEs: serviços da indústria para turbinar seu negócio

5/10/2022   10h31

No dia 5 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE) e este ano, 2022, elas foram responsáveis por mais de 1,3 milhão de postos de trabalho formais criados no Brasil, de janeiro a agosto. Esse número representa 71,7% do número total de empregos no país. O resultado foi constatado com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Para promover o desenvolvimento das MPEs dos setores industriais, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) oferecem alguns serviços com foco no aumento de competitividade, desempenho, inovação e exportação. Veja a seguir serviços que o Sistema Indústria oferece para pequenas e médias empresas:

cc

Saber como financiar e como fazer um empréstimo é o caminho para o crescimento

cc

Financiamento é fundamental para o crescimento da indústria, mas conseguir um empréstimo pode ser complicado em função de burocracia e da falta de informação sobre qual linha de crédito é mais adequada à necessidade da empresa. Por isso, a CNI e as federações estaduais das indústrias criaram o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), que oferece capacitação financeira para as empresas, orienta sobre os tipos diferentes de financiamento e dá suporte no relacionamento entre indústrias e agentes financeiros. Acesse o portal do NAC e saiba mais.

cc

Quer exportar? A gente te ajuda!

cc

A Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), coordenada pela CNI, consegue ajudar negócios de todos os estados brasileiros a traçar a melhor estratégia para conseguir exportar. Um vasto menu de serviços cobre todas as etapas que a indústria precisa passar até fechar os negócios. Um deles é super útil para quem está começando: o Ajude Aqui.

Essa consultoria gratuita, fruto de uma parceria com o Sebrae, composta por profissionais experientes na área, responde qualquer dúvida sobre comércio exterior em menos de um dia. De formação de preço, estudo de mercados potenciais, missões prospectivas e rodadas de negócios, até a emissão de certificados de origem necessários para vender a países com quem o Brasil tem acordos.

cc

Quer aumentar sua produtividade e desempenho estratégico?

cc

Há 19 anos, CNI e Sebrae se juntaram para criar o Programa de Apoio à Competitividade das Micros e Pequenas Indústrias (Procompi). Por meio dele, são financiados projetos coletivos que desenham estratégias e modelos de negócios que aumentem a produtividade e o desempenho de setores estratégicos da indústria. O balanço parcial da 5ª edição do programa, que começou em junho de 2016 e vai até 2020, mostra que 2.277 empresas são beneficiadas por meio de 117 projetos. Conheça o programa.

Moderno e 4.0 – o caminho do mundo digital está a uma mentoria de distância

cc

Para ajudar as empresas a traçarem um caminho rumo à modernização, se ajustando a indústria 4.0, o SENAI lança o Programa de Mentoria Digital para as empresas. A iniciativa faz parte da segunda etapa prevista no Programa Brasil Mais, uma iniciativa do governo federal, coordenada pelo Ministério da Economia e executada pelo SENAI e pelo Sebrae. As empresas interessadas podem fazer a inscrição pelo site do Brasil Mais e optar pelo eixo melhores práticas produtivas, que é a consultoria realizada pelo SENAI.

cc

Como achar uma consultoria gratuita em inovação para micros e pequena empresa?

cc

Quais as linhas de financiamento nessa área para startups? E se quiser uma estratégia de internacionalização? Essas são algumas das perguntas que podem ser respondidas pelo MEI Tools, a plataforma da CNI que reúne instrumentos de inovação disponíveis no país. Uma plataforma que conecta a indústria em todos os níveis.

cc

Há duas maneiras de consultar o conteúdo. Você pode acessar o material fazendo download da publicação. A outra forma é pela ferramenta de busca do site, com o uso de filtros. O empresário pode ainda selecionar o porte da empresa (startups, micro e pequenas empresas, médias empresas ou grandes empresas) e a cobertura, que pode ser nacional, regional ou internacional.

Agência CNI de Notícias