Diálogos Industriais: “Gerir a incerteza do futuro é um dos principais desafios dos negócios atuais”, afirma palestrante

21/07/2021   17h55

Marcelo Minutti trouxe exemplos de ruptura que mudaram o mercado, detalhando como esse processo movimenta os negócios

O primeiro encontro da série Diálogos Industriais Virtuais trouxe como tema “Futuro dos Negócios: como transformar incertezas em oportunidades de crescimento”. O evento, promovido nesta quarta-feira (21), pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), trouxe uma palestra com Marcelo Minutti, empreendedor, mentor e pesquisador nas áreas de inovação, estratégia, marketing digital e tecnologias emergentes.

Minutti apresentou conceitos sobre a importância da inovação no mundo empresarial e os ciclos de ruptura que podem fazer com que os negócios prosperem ou tenham fim. “O futuro é imprevisível, e a melhor forma de termos negócios e carreiras prósperas, é aceitar que é muito difícil prever o futuro. Se criarmos essa consciência e aceitarmos isso como uma premissa, vamos perceber que incerteza é uma constante no futuro. Gerir essa incerteza é um dos principais desafios atuais”, explicou o palestrante.

O pesquisador trouxe exemplos de ruptura que mudaram o mercado, detalhando como esse processo movimenta os negócios, e apresentou um modelo que culmina na ressignificação de valor. “Esses ciclos de ruptura vêm quando achamos que temos todas das respostas. Ele gira e muda todas as perguntas”, disse. Marcelo Minutti abordou também a influência da digitalização nas transformações de processos, serviços e produtos e ainda respondeu dúvidas dos participantes, que interagiram através do chat.

Diálogos Industriais

A palestra online desta quarta-feira faz parte de uma série de webconferências voltadas aos empresários da indústria potiguar que têm como objetivo de discutir temas relevantes para o setor industrial e que impactem no ambiente interno das empresas, além de debater as possibilidades de atuação empresarial coletiva a fim de mitigar as dificuldades enfrentadas pelas indústrias.

O próximo encontro dos Diálogos Industriais Virtuais acontece dia 17 de agosto, terça-feira, também às 15h e vai abordar o tema “10 Pilares para uma Boa Gestão”, com Vicente Sevilha.

Os eventos, com duração de duas horas, acontecem com instrutores credenciados pela CNI. Até o final do ano estão previstos oito conferências, com temáticas como LGPD, Custos Previdenciários, Modernização das Normas Regulamentadoras, Financiamento à inovação, Indústria 4.0, Influência Digital, Financiamento e Gestão das Empresas.