Diretor da FIERN recebe comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento em solenidade pelos 70 anos do BNB

20/07/2022   11h49

 

O Diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e fundador da indústria SterBom, Antônio Leite Jales, Toinho da Sterbom, como é mais conhecido, foi agraciado com a comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento. A homenagem foi entregue durante a cerimônia de celebração dos 70 anos da instituição financeira, nessa terça-feira (19), na sede do Banco, em Fortaleza (CE). A comenda é concedida a empresários e instituições em reconhecimento ao desenvolvimento e geração de emprego nas últimas décadas em parceria com o Banco do Nordeste (BNB).

 

O empresário Antônio Leite expressou a felicidade de participar da cerimônia e ressaltou a gratidão de trabalhar em parceria com o banco. “Me sinto muito feliz por poder participar desse momento de celebração pelos 70 anos do Banco do Nordeste. O que me vem à cabeça são as oportunidades que o BNB dá para as pessoas porque eu fui uma dessas pessoas”, declarou o industrial.

 

“Minha empresa começou em 1998, com muita luta, e fiz negócio com o BNB pela primeira vez em 2006. Quando tive essa oportunidade, financiei equipamentos para a produção de água mineral e de sorvetes, o que fez com que a SterBom crescesse e se tornasse destaque nacional no ramo”, continuou o empresário.

 

“Sou muito grato ao BNB. É um banco feito de pessoas e dei muita sorte de ter contato com pessoas que se tornaram grandes amigos”, concluiu.

 

A história de Toinho da Sterbom inspira profissionais no estado e é reconhecida pela superação constante desde a infância. Órfão aos 13 anos, o empresário começou a trabalhar vendendo picolé numa pequena caixa de isopor para o sustento da família. Hoje, sua empresa gera quase 900 empregos diretos.

 

Instalada no Distrito Industrial de Parnamirim, a SterBom atua na produção de sorvetes, picolés, gelo, polpa de frutas e insumos para a cadeia do sorvete. A indústria é referência em modernização de processos e redução de custos. Em 2019, implantou de forma inovadora placas fotovoltaicas para geração de energia.

 

Um empresário de cada estado atendido pelo banco foi homenageado, em reconhecimento à relevância do empreendimento e do próprio empreendedor para estimular e inspirar novos negócios em sua região.

 

70 anos do BNB

 

Durante a cerimônia, o presidente do BNB, José Gomes da Costa, reforçou como a história do banco se mistura com a de grande parte das empresas instaladas na sua área de atuação. “A gente fica feliz por se sentir parte de cada um desses empreendimentos que vocês construíram e vão continuar construindo, sendo exemplos para novos empreendedores”, afirmou.

 

Sobre a capacidade de financiamentos impulsionarem negócios, o presidente do BNB José Gomes ressaltou que “o crédito é instrumento de política pública, mas uma ferramenta limitada. Ele depende de um tomador que, como quem recebe uma semente, precisa trabalhar e germinar para que dê bons frutos”, afirmou.

 

Também receberam a comenda as microempreendedoras Rosa Maria de Jesus e Silva, do Ceará, e Luiza Pereira Lima, do Piauí, representando os clientes do Crediamigo e do Agroamigo.

 

Houve homenagem a instituições parceiras no desenvolvimento da região, como a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Sebrae Nacional, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

 

Convênio com a SAE

 

Durante a celebração pelo aniversário de 70 anos do BNB, foi assinado acordo de cooperação técnica entre a instituição e a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SAE) para compartilhamento de informações, dados e estudos, visando à elaboração de cenários e formulação de políticas e estratégias de longo prazo para o desenvolvimento do Brasil. Pelo convênio, o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste, irá disponibilizar as informações. “O Etene tem um potencial para contribuir não só para o Nordeste, mas para o Brasil. E a Secretaria vislumbrou isso”, afirma o secretário Especial, Flávio Augusto Viana Rocha.