Diretor do Museu entrega xilogravura ao Sistema FIERN em referência a apoio para aquisição de acervo de artista popular

6/04/2022   17h34

O diretor do Museu Câmara Cascudo da UFRN, Everardo Ramos, fez a entrega ao Sistema FIERN, nesta terça-feira (5), de uma xilogravura do artista José Costa Leite e dez estampas em papel especial a partir da matriz inédita. A entrega das peças do artista — uma referência na literatura de cordel na arte talhada na madeira e impressa em folhetos — foi em decorrência do apoio institucional da Federação das Indústrias na campanha de financiamento coletivo para a aquisição de um acervo de quase 650 matrizes de xilogravuras de José Costa Leite.

“A parceria com a FIERN foi fundamental para o êxito do projeto. Submetemos, na época, o projeto ao BNDES, que participou com a condição de termos o apoio da sociedade. A Federação das Indústrias está entre as instituições que aderiram à campanha e permitiram viabilizar a aquisição do acervo que hoje está no Museu Câmara Cascudo”, explicou o diretor.

A entrega foi feita em uma reunião com o chefe de Gabinete da FIERN, Helder Maranhão, o superintendente da SESI, Juliano Martins, do diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista, e do superintendente do IEL/RN, Juan Saavedra. A xilogravura entregue teve concepção do artista especialmente em agradecimento pelo apoio ao projeto.

A campanha para aquisição do acervo terminou em dezembro de 2020. Poeta, editor e xilógrafo de cordel, José Costa Leite tinha mais de 70 anos de atividades, com milhares de cordéis publicados e centenas de xilogravuras, quando faleceu em agosto de 2021, aos 94 anos.

O acervo pessoal de José Costa Leite, hoje no Museu Câmara Cascudo graças ao êxito do projeto, é constituído por matrizes de xilogravura que serviram para ilustrar folhetos de cordel, livros, álbuns e estampas independentes.

São blocos de madeira de diferentes dimensões, onde está gravado o extenso e diversificado repertório do poeta e xilógrafo. Nas ilustrações há referências à cultura nordestina e brasileira: personagens (Saci, Curupira, Comadre Fulôzinha e Jeca-Tatu), cenários (o sertão onipresente, mas também o litoral nordestino e suas praias), autos e festas (Bumba-meu-Boi, Cururu, Maracatu, forró) e outros diversos infinidade de temas.